Uma das dúvidas comuns que aflige os brasileiros é se a conta de luz subirá. Afinal, com a aproximação do novo ano, todo mundo quer ter uma noção de como devem ficar as contas e sua situação financeira de modo geral em 2023.
E se você também quer saber as projeções para as tarifas de eletricidade para o ano que vem, veio ao lugar certo!
Hoje vamos te mostrar quais são as previsões dos órgãos competentes para essa conta tão importante no dia a dia de todos nós brasileiros.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para ficar por dentro de tudo!
A conta de luz vai subir?
Segundo um relatório da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), entregue ao grupo de transição para o novo governo, sim. A conta de luz vai subir em 2023.
A estimativa da autarquia é de que o aumento não seja igual para todas as regiões do país, já que as distribuidoras, tem autonomia para aplicar o reajuste conforme seus próprios critérios.
Ainda segundo a ANEEL, nossa conta de energia deve ficar, em média, 5,6% mais cara no ano de 2023.
O relatório mostra, ainda, que o reajuste deve ser assim:
- 7 companhias elétricas devem aplicar mais de 10% de aumento;
- 15 companhias aplicarão entre 5 e 10% de aumento;
- 17 distribuidoras devem aumentar suas tarifas entre 0 e 5%;
- As tarifas de 13 companhias devem ter aumentos menores do que 0%.Conta de luz vai subir – Reprodução Canva
Aumentos na conta de luz em 2022
Além de nos mostrar que a conta de luz subirá em 2023, o relatório da ANEEL também aponta que o aumento médio em 2022 para essa conta ficou em 11,3%.
Como tudo o mais ficou mais caro ao longo do último ano, esse aumento impacta diretamente a vida da maioria de nós brasileiros, como veremos a seguir.
Impactos do aumento na conta de luz
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), a conta de energia elétrica é um dos principais custos para 67% dos brasileiros, e 72% da população já deixou de comprar outras coisas para poder pagar a conta de luz.
E com a inflação nas alturas, em especial nos gêneros alimentícios, a parcela mais carente da sociedade tem sua alimentação afetada pela alta nos preços nas contas de luz.
Isso porque muita gente abre mão de comprar comida para conseguir arcar com contas essenciais, como, a água e luz.
Além disso, a inadimplência também aumenta devido aos preços altos das tarifas. Dados do mesmo levantamento da Abraceel mostram que, nos últimos 12 meses, quase 45% dos brasileiros deixou de pagar alguma fatura de energia elétrica.
Como economizar energia elétrica?
Como vimos, a conta de luz vai subir! Então, a única coisa que podemos fazer para minimizar o impacto desse aumento é diminuir o gasto.
Para isso, podemos tomar medidas simples, porém eficazes:
- Reduzir o tempo dos banhos;
- Tomar banhos com a água em temperaturas mais baixas;
- Apagar as luzes do ambiente quando ele não estiver em uso;
- Aproveitar a luz e a ventilação natural, etc.
Agora que você já sabe que a conta de luz vai subir, aplique essas medidas de economia e evite grandes sustos no final do mês!