Quem tem que lidar com despesas todos os meses, já tem uma preocupação constante: a conta de luz. Como já deve ter se tornado conhecimento popular, a conta de luz pode ser um dos custos mais instáveis com os quais cidadãos brasileiros tem que se responsabilizar.
Sendo assim, fica difícil se preparar para um valor específico todo mês. Afinal, o valor final da conta de luz está sempre mudando. E se você também deve pagar esta despesa ainda esse mês, vai ficar chocado com essa mais nova notícia! Confira no texto a seguir, se a tarifa de energia elétrica deve mesmo vir mais cara nesse mês de maio.
Como a energia chega a sua casa?
Não seria um grande absurdo assumir, que muitos cidadãos brasileiros ainda não sabem o processo que leva a energia até nossos lares. Embora para muitos a geração de energia elétrica pareça de conhecimento geral, ela de fato ainda não é um assunto conhecido pelo brasileiro comum.
Dessa forma, caso você pertença ao grupo de pessoas que não possui conhecimento profundo sobre o assunto, fique tranquilo. Explicaremos de forma bem breve e prática, como a energia chega à sua casa e o porquê de seus valores variarem tanto de um para o outro.
Primeiramente, devemos explicar que existem diferentes formas de se gerar energia elétrica. Isso porque, ela pode ser gerada a partir de movimentos mecânicos ou a partir da formação de calor.
Desse modo, a título de exemplo, temos as usinas hidroelétricas que usam da força de água para gerar movimentação e, assim, energia. Ademais, temos sistemas que se utilizam do calor, como as placas solares da geração de energia fotovoltaica. A energia, por sua vez, é transmitida por meio de linhas de transmissão até os lares brasileiros.
Se tratando das mudanças de valores, estas acontecem principalmente por conta das bandeiras tarifárias. Muitos, por exemplo, já devem ter ouvido falar que a conta de luz do mês estaria sob “a bandeira vermelha”, ou então, sob a “bandeira verde”. Mas, você sabe realmente o que isso significa? E como pode implicar em uma conta mais cara?
Conta de luz irá ficar mais cara?
Bem, as tão famosas bandeiras tarifárias da conta de luz, são uma forma que as empresas fornecedoras de energia possuem para sinalizar ao consumidor brasileiro quanto custou totalmente gerar energia durante aquele período. Existem três tipos de bandeiras tarifárias: a verde, a amarela e a vermelha.
Uma bandeira vermelha, significa que gerar energia naquele mês foi um processo muito dificultoso. Portanto, a conta de luz vai vir mais cara. Enquanto a bandeira verde significa o oposto e a amarela, um intermédio dos dois cenários.
Com o mês de maio começando, muitos brasileiros já começam a se preocupar com as despesas do mês. Mas, para a surpresa de inúmeras pessoas, a conta de luz não deve vir mais cara esse mês. Isso porque, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou recentemente que a bandeira tarifária da conta de luz continua no verde.
Esta bandeira, já vem sendo sinalizada para os consumidores do nosso país por alguns meses. De acordo com a Aneel, isso se dá por conta da grande reserve que as hidroelétricas possuem atualmente. Sendo assim, não há motivos para maiores preocupações! O valor da conta de luz de maio deve seguir os últimos meses, e continuar sob uma taxa comum.