No último dia 12, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução de tarifas de contas de luz para 10 empresas fornecedoras de energia no Brasil. As novas tarifas entraram em vigor nesta quarta-feira, 13, para todos os clientes dessas empresas. Com isso, o bolso do consumidor agradece, já que o preço da energia ficará menor.
Dessa forma, também é uma excelente notícia para quem está com problemas em fechar as contas. Com a conta de luz mais barata, o boleto deve vir com valores menores, o que permite que o trabalhador pague outras contas com o valor que sobrou da energia elétrica.
O motivo da queda
Todos os anos a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) analisa diversos dados para entender como ficará a cobrança de energia elétrica. No ano passado, a escassez hídrica fez com que os brasileiros tivessem que pagar muito mais caro por cada unidade de energia, com o governo criando a bandeira preta, que não existia.
Agora, a Aneel diz que alguns processos judiciais, que não possuem mais a chance de recurso, podem ser usadas para baratear o custo da energia. As revisões ocorreram em função da lei nº 14.385/2022, que considera a devolução de valores de ações transitadas em julgado, ou seja, em vez de as empresas darem dinheiro para o governo, por conta de processos judiciais, o valor será usado para abater da conta de luz de todos os usuários. Com isso, a conta de luz fica mais barata, dado que o preço do quilowatt-hora ficará menor.
Com esses valores voltando para o bolso do consumidor indiretamente, a agência diz que a redução pode ficar na casa de 0,5% a 5,34% de redução. O percentual dependerá de qual distribuidora cobra a conta de luz na sua casa.
Quem terá a redução na conta de luz?
Apesar da boa notícia, não são todos os consumidores que pagarão menos na conta de luz. Isso porque a decisão atende somente 10 distribuidoras de todo o país. Com isso, quem não está sob a distribuição dessas empresas não tem a redução. Dessa forma, isso mantém o preço variando de acordo com a bandeira que a Aneel estipula.
Com isso, as empresas Ebo, Enel RJ, CPFL Santa Cruz, CPFL Paulista, Esse, ENEL Ceará, Coelba, Cosern, Celpe e Sugipe cobrarão menos na conta de luz. Dessas, as maiores baixas de tarifas estão nas empresas Ebo (-5,34%), Sulgipe e Esse (-4,75% cada).
Contudo, além dessas, a Aneel ainda julga possíveis reduções tarifárias para contas de luz de outras empresas. A entidade afirma que estuda casos da Energisa Mato Grosso do Sul (EMS), Energisa Mato Grosso (EMT), Equatorial Alagoas e Light. Por isso, é possível que mais reduções de energia aconteçam ainda nesse caso, caso a Aneel aprove novas reduções tarifárias.
A medida vem em um momento importante. Com a recente queda dos preços do petróleo e da gasolina, a baixa na conta de luz favorece ainda mais o bolso do cidadão. Dessa forma, economistas dizem que podemos ver os preços voltarem ao normal já nos próximos meses.