Milhares de moradores da cidade de São Paulo ficaram sem luz nos últimos dias por conta de fortes ventos que atingiram o município. Diante dessa realidade, a empresa Enel, que venceu o contrato de privatização neste ano, vem sendo criticada pela falta de atitude em relação à retomada de energia. Apesar disso, a conta de luz pode trazer uma boa notícia.
Isso porque os consumidores de energia podem pedir um ressarcimento à Enel pela falta de luz nas residências. O valor pode substituir uma conta de luz que, em tese pode causar prejuízo. Por isso, hoje vamos entender quem pode pedir o reembolso e como fazer isso ainda hoje.
Enel está devolvendo dinheiro
A Enel vem sendo bastante criticada, nos últimos dias, por conta da falta de suporte ao consumidor e também pela demora em retomar a energia elétrica em alguns lugares. Além disso, consumidores reclamam que a conta de luz chega em dia e as cobranças não são vantajosas ao bolso do cidadão.
Em decorrência das reclamações, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) abriu uma CPI para investigar o caso. Hoje, 14, dia em que a ALESP questionou o presidente da Enel sobre o ocorrido, houve queda de luz por, pelo menos, três vezes. O acontecimento gerou fortes debates entre os parlamentares.
Para especialistas, a conta de luz deste mês deve vir mais baixa para quem teve poucos dias de energia elétrica. Dessa forma, essa redução de custo reduziria o impacto dos prejuízos de perda de alimentos em supermercados e também em residências. Além disso, o forte temporal que atingiu São Paulo pode ter danificado alguns equipamentos das residências. De acordo com a justiça, a Enel deve ressarcir os consumidores.
Como pedir o seu ressarcimento na conta de luz?
De acordo com a medida judicial, os cidadãos podem comprovar os impactos financeiros em decorrência da falta de energia elétrica. Como dissemos anteriormente, a conta de luz deve vir mais baixa, o que compensaria as perdas. Porém, a Enel também pode arcar com parte do seu prejuízo.
Para isso, a solicitação deve ser aberta em até 90 dias após o ocorrido. Após isso, a Enel tem 10 dias para ir ao local fazer uma inspeção e, por fim, tem de 15 a 20 dias para dar uma resposta e pagar a indenização da conta de luz. Caso não haja inspeção, a empresa tem 15 dias para ressarcir o consumidor.
Na indenização da conta de luz, o cidadão pode alegar queima de produto, apodrecimento de alimentos, danificação de itens de energia elétrica e danos à saúde causados por problemas na energia elétrica.
Para saber como solicitar a indenização, basta entrar em contato com a Enel pelo 0800 72 72 120 ou pelo 0800 72 72 196. A empresa também tem um WhatsApp, no número 21 99601-9608.