Em reunião com a equipe de transição de Lula, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que prevê um aumento de 5,3% na conta de luz em 2023. Segundo a agência, isso acontecerá mesmo sem a previsão de troca de bandeira no próximo ano, que deve se manter na verde durante a maior parte do ano. A agência afirma que alguns estados terão aumento ainda maior, na casa dos 14%.
Por isso, hoje vamos entender os números da conta de luz apresentados pela Aneel, além de entender como fazer para economizar energia elétrica na sua casa.
Aumento na conta de luz assusta
A Aneel afirma que o aumento da conta de luz pode chegar a mais de 14% em alguns estados do país. Apesar de a agência manter a bandeira verde durante todo o ano, por conta de condições favoráveis à geração de energia, o aumento vem por outra causa. Isso porque há o anúncio de que algumas concessionárias de energia aumentarão aumento no valor da tarifa obrigatória.
Com isso, a conta de luz pesará no bolso da grande maioria dos consumidores no Brasil, caso tudo se mantenha conforme o previsto pela Aneel. Apesar disso, a reunião com a equipe de transição permite que o governo haja antes de o aumento acontecer de fato.
Ao todo, a agência diz que 7 distribuidoras farão um reajuste superior a 10%, ao passo que 15 distribuidoras terão um reajuste que varia entre 5% a 10%. Por fim, 17 empresas alterarão suas tarifas entre 0% a 5%. Nesse cenário, apenas 13 empresas reajustarão seus preços para baixo, o que permite uma diminuição na conta de luz.
Por conta disso, a maioria dos brasileiros pode ver uma conta de luz mais alta a partir de janeiro do próximo ano. A ideia do governo eleito é evitar que isso aconteça, mas ele ainda não emitiu comunicados sobre o que pretende fazer.
Tem como economizar?
Pode até parecer controverso, mas trocar alguns aparelhos da sua casa podem ser a chave para você economizar na sua conta de luz. Por outro lado, alguns serviços extras podem fazer com que a sua conta seja reduzida em mais de 90%. Infelizmente, essa opção não está disponível para todas as pessoas de modo acessível.
Para começar, uma excelente ideia para economizar na conta de luz é apagar a luz dos cômodos que não esteja usando, tirar aparelhos da tomada e trocar os eletrodomésticos mais antigos, dado que eles puxam mais energia e pesam na sua conta de luz. Para quem tem a possibilidade, manter janelas e portas abertas diminuem a necessidade de ligar a luz durante o dia.
Fora dos pequenos hábitos, os brasileiros possuem duas saídas para evitar de pagar um alto custo da conta de luz. A primeira saída é aderir à energia solar. Contudo, as linhas de financiamento dessa modalidade ainda são escassas no Brasil e os preços tendem a ser altos. Por outro lado, a conta de luz normalmente fica abaixo dos R$100,00.
A segunda saída é aderir à Tarifa Social de Energia, onde o Governo Federal financia a maior parte da sua conta de luz. Apesar disso, essa tarifa tem regras.