Os consumidores do país continuarão sem cobrança adicional na conta de luz em agosto. A saber, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que a bandeira verde seguirá em vigor no país no próximo mês.
Em resumo, agosto será o quarto mês completo sem cobrança adicional para os consumidores. A população estava sofrendo desde setembro do ano passado com a bandeira escassez hídrica. Aliás, ela ficou em vigor no país até meados de abril, promovendo uma cobrança extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
Isso aconteceu porque o país enfrentou a pior crise hídrica em 91 anos, e o governo federal acionou diversas termelétricas para produzir energia para a população. Contudo, estas usinas são bem mais caras e poluentes que as hidrelétricas, e o aumento dos custos de produção recaiu sobre a população, que pagou caro para ter energia em casa até a metade de abril.
Aneel REDUZ TARIFAS de distribuidoras de energia
Entenda o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel
Em suma, a Aneel possui um sistema de bandeiras tarifárias que adiciona uma cobrança às contas de energia dos consumidores. A saber, as bandeiras tarifárias possuem três cores: verde (que não promove cobranças adicionais), amarela e vermelha (ambas aplicam cobranças extras aos consumidores).
- Bandeira verde: não há cobrança extra porque a situação dos reservatórios se mostra favorável;
- Bandeira amarela: quando o cenário começa a ficar um pouco complicado, a Aneel recorre à bandeira amarela, com cobrança extra de R$ 2,989 a cada 100 kWh consumidos;
- Bandeira vermelha patamar 1: começa a valer quando a situação estiver ainda mais grave, promovendo uma cobrança de R$ 6,500 a cada 100 kWh consumidos;
- Bandeira vermelha patamar 2: a Aneel aciona quando o cenário está crítico e os custos de produção de energia sobem significativamente, com uma cobrança de R$ 9,795 a cada 100 kWh consumidos.
Por fim, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a própria Aneel já afirmaram que a bandeira verde deverá ficar em vigor no país durante todo o ano. Isso quer dizer que as cobranças extras poderão ser um problema para os brasileiros apenas em 2023, mas não em 2022.
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