É fato que a conta de luz é uma das mais importantes que um brasileiro precisa pagar. Afinal de contas, não podemos ficar sem eletricidade. O serviço é essencial nos dias de hoje. Mesmo assim, muitas pessoas não conseguem arcar com os custos da tarifa de energia elétrica e acabam se endividando por conta disso. E claro, a prática pode acarretar em diversos problemas.
Em primeiro lugar, a pessoa fica com o nome sujo. Além do mais, pode ter a sua energia elétrica cortada. A boa notícia é que existe uma nova oportunidade de renegociação de dívidas para quem está com a conta de luz atrasada. Trata-se de um programa do Governo Federal, que beneficia pessoas de todo o Brasil. Continue lendo esta matéria para saber como renegociar as dívidas da sua fatura de energia elétrica que está em atraso.
Veja como renegociar conta de luz atrasada
Não é novidade para ninguém que o Ministério da Fazenda lançou o Desenrola Brasil no dia 17 de julho – que possibilita a renegociação de dívidas dos brasileiros que recebem até R$ 20 mil. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o Governo Federal lançou mais um programa que possibilita as renegociações de dívidas. Neste caso, os débitos são referentes à conta de luz, de água, e afins.
O Renegocia pelo Governo Federal na última segunda-feira (24). Ele estará em vigor até o dia 11 de agosto. Dessa forma, os brasileiros com débitos da tarifa de energia elétrica atrasados, podem contar com a ajuda do Governo para limpar o nome. Vale destacar que o atraso de poucos dias acarreta em multas e juros baixos – um problema considerado fácil de resolver.
No entanto, um atraso muito grande faz com que isso se torne uma bola de neve. O valor da conta de luz pode aumentar muito, uma vez que as companhias irão cobrar juros e multas altos. Quem regulamenta o setor é a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Contudo, são as companhias que determinam as datas de vencimentos e os cortes de quem não pagar pela tarifa de energia elétrica.
Governo lança o Renegocia
O Governo Federal afirma que o Renegocia é uma ação que complementa o Desenrola Brasil. No caso do programa da conta de luz, quem está organizando é a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Conforme já mencionado, será possível negociar os débitos de energia elétrica até o dia 11 de agosto. Portanto, o recomendado é não perder tempo e procurar participar do programa o quanto antes.
Para renegociar a conta de luz, o brasileiro deve procurar por um dos órgãos de proteção ao consumidor, como Procon e Ministério Público, por exemplo. Para participar, é necessário que a pessoa esteja na categoria de super endividada. Ou seja, suas dívidas superam muito o valor de sua renda mensal.