Com a conta de luz mais alta, uma das medidas mais procuradas para economizar na conta de luz é a energia solar. Isso porque as placas fotovoltaicas economizam até 95% do seu consumo de energia, além de ter uma vida útil bem longa. Por isso, ela é uma forma certeira de economizar na sua conta de luz, mesmo com o alto custo inicial.
Contudo, é importante lembrar que esse investimento demora alguns anos para dar o retorno, o que não o torna uma boa opção para o atual momento, mas sim para alguns anos adiante. Por isso, vamos falar melhor sobre a energia solar como uma forma de diminuir os seus gastos com a conta de luz.
Conta de luz mais cara?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nessa semana, a retirada de empréstimos por parte das companhias de energia elétrica do Brasil. A medida vem para cobrir um rombo nos cofres das empresas, que tiveram prejuízos para a geração de energia no ano passado, principalmente por conta da falta de chuvas.
Com isso, os juros desses empréstimos serão repassados ao consumidor. Na prática, o valor da sua conta de luz ficará maior e, assim, você gastará mais da sua renda com a conta de energia elétrica. Diante disso, é hora de começar a economizar na sua conta de luz, usando menos produtos que demandam energia elétrica. Contudo, nesses momentos, muitas pessoas se perguntam se a energia solar vale a pena para cobrir os custos da sua conta de luz.
Apesar disso, nem todas as notícias são boas. Isso porque o custo elevado da energia solar não é uma excelente forma de diminuir os seus custos nesse ano. Contudo, a energia solar é uma excelente forma de economizar em prazos maiores.
Energia solar é um bom negócio?
A energia solar, como uma forma de diminuir a sua conta de luz, é sempre um excelente negócio. Apesar disso, não é um investimento que dá um retorno em prazos curtos, já que o custo para aquisição é bastante alto. Porém, para prazos maiores, é uma excelente forma de economizar na conta de luz.
Atualmente, existem linhas de financiamento para a aquisição de energia solar. Isso porque o custo é, de fato, um pouco alto. Apesar disso, em um prazo de 6 a 8 anos, todo o investimento é pago e, posteriormente, tudo viraria lucro. Vale lembrar que a vida útil de uma placa solar é de 25 anos. Com isso, você pagaria por até 8 anos e usufruiria os benefícios por mais 17 anos. Por isso, a energia solar é uma excelente forma de economizar no longo prazo, mas não para momentos específicos.
Por isso, pode não ser uma excelente ideia para economizar na sua conta de luz hoje, mas é uma certeza de redução de custos por um prazo bastante alto. Vale lembrar que você deve analisar o seu consumo de luz e simular os custos de acordo com a sua própria realidade.