O cidadão brasileiro pode ter a sua conta de luz 65% mais barata. Isso é possível através do benefício do governo federal que oferta descontos na conta de energia elétrica, a Tarifa Social de Energia Elétrica. Sendo assim, as pessoas que se encaixam em alguns requisitos que o programa determina, podem ter um desconto que pode chegar até 65% dependendo do consumo mensal de cada família.
Quer saber mais sobre a Tarifa Social e como ter a conta de luz 65% mais barata? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre este assunto.
Qual é o benefício que deixa a conta de luz 65% mais barata?
O benefício que garante a diminuição no valor da conta de luz é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Sendo assim, para ter acesso a este benefício é necessário se encaixar em pelo menos um dos requisitos que o programa propõe. Por exemplo, para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ou então para as pessoas com deficiência que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Ou então para pessoas que possuam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e possuam renda mensal per capta igual ou inferior a meio salário mínimo. Outro requisito é ter inscrição da família no Cadastro Único e a renda mensal ser de até três salários mínimos em que algum dos membros da família possua alguma doença ou deficiência grave que necessite usar frequentemente aparelhos elétricos para o tratamento, procedimento médico ou terapêutico.
Qual é o valor do desconto da Tarifa Social?
Dependendo do consumo da família, a família poderá ter acesso a uma conta de luz 65% mais barata. O valor do desconto que a Tarifa Social de Energia Elétrica varia conforme o consumo das famílias. Essa variação pode ser de 10% até 65%. Se o consumo for até 30 kWh por mês o desconto é o máximo, ou seja de 65%. Se a família consumir durante o mês de 31 kWh até 100 kWh, o desconto é de 40%. E por fim, se o consumo for de 101 kWh a 220 kWh durante o mês, o desconto será de 10%.
Como solicitar o benefício que torna a conta de luz 65% mais barata?
Para solicitar o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, que pode deixar a conta de luz 65% mais barata, primeiramente é necessário procurar a empresa que fornece energia elétrica em seu estado. Para concluir este atendimento é preciso apresentar uma documentação. Por exemplo, o CPF, algum documento de identificação que possua foto. Para os indígenas e quilombolas, deve-se, portanto, apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani). É importante lembrar que, deve haver a apresentação do código da unidade consumo. Da mesma maneira que, no caso de família que possuam alguma pessoa com doença ou deficiência séria que necessite aparelhos com ligação a energia elétrica, é preciso apresentar laudo médico a fim de comprovar a condição de saúde.
O que você achou do benefício que deixa a conta de luz 65% mais barata? Compartilhe conosco sua opinião deixando um comentário abaixo!