A população brasileira enfrenta dificuldades econômicas há tempos. A situação ficou mais difícil após a decretação da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Nestes dois anos, milhares de pessoas perderam seus empregos ou tiveram redução em sua renda. E isso reflete a redução do nível de consumo dos brasileiros.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o consumo em restaurantes caiu 2,7% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2021. A saber, a entidade se baseou em transações feitas por meio de cartões da Alelo.
Em resumo, a Fipe analisa estes dados porque a Alelo é uma bandeira especializada em gestão de despesas corporativas, sem contar nos benefícios e incentivos disponibilizados.
O levantamento também revelou que os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) tiveram queda de 0,7% em relação à quantidade de vendas e de 2,5% no número de estabelecimentos que realizaram pelo menos uma transação com cartões da Alelo em janeiro.
“Possivelmente, esses números são reflexo do agravamento da pandemia em todo o país, com efeito da nova variante, crescimento da inflação, queda na renda e mudanças no comportamento de consumo, repercutindo diretamente na queda dos indicadores relacionados a bares e restaurantes”, disse o presidente da Alelo, Cesario Nakamura.
Embora o consumo em restaurantes tenha caído, as vendas de supermercados cresceram 2,7% em janeiro, em média, na base anual. A Fipe destacou que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) tiveram alta tanto na quantidade de vendas (6,6%), quanto no número de estabelecimentos que realizaram alguma transação em janeiro (5,5%).
População muda hábitos de consumo
Estes dados refletem a mudança nos hábitos de consumo da população brasileira. Em janeiro, o país enfrentava uma explosão de casos provocados pela Ômicron, que fez a população voltar a usar mais fortemente as máscaras. Ao mesmo tempo, estabelecimentos como restaurantes e bares também sofreram com a redução de clientes.
Atualmente, os casos provocados pela Covid-19 estão em números bem menores. Aliás, alguns estados já estão desobrigando o uso de máscaras em locais fechados. Isso pode impulsionar o consumo em restaurantes nos próximos meses. Contudo, há outros problemas enfrentados pela população.
Em suma, a inflação elevada está fazendo os brasileiros optarem por itens mais baratos. Por exemplo, os preços da cenoura dispararam mais de 120% em um ano, e a população já busca outros itens para substituir o legume. Este hábito vem ganhando cada vez mais força, uma vez que a renda do brasileiro não cresce com a mesma força que os preços de produtos e serviços.
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