O consumo de combustíveis no Brasil despencou em 2020, segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta terça-feira (2). De acordo com a entidade, os brasileiros consumiram 6% menos combustível em 2020 quando comparado ao ano anterior. Em resumo, as vendas chegaram a 131,7 bilhões de litros no ano passado, menor volume dos últimos oito anos. No entanto, vale ressaltar que o mercado brasileiro indica recuperação neste início de 2021.
Em resumo, mesmo com o recuo no consumo geral de combustíveis, as vendas do diesel, que é o combustível mais consumido no país, subiram levemente em 2020 (0,3%), chegando a 57,4 bilhões de litros. Esse resultado positivo aconteceu principalmente pelas safras recordes de grãos. A saber, a ANP indica que o volume comercializado do diesel no país continua em alta. Por exemplo, no segundo semestre de 2020, houve elevação de 2,95%. Especificamente em dezembro, o crescimento foi muito maior, de 9,2%, na comparação com o mesmo período de 2019.
Em janeiro deste ano, as vendas acumulavam, até o dia 26, um avanço de 1,8% em relação a janeiro do ano anterior. Contudo, enquanto o diesel manteve suas vendas em alta, a gasolina e o etanol hidratado sofreram bastante com as medidas de restrição para enfrentamento da crise sanitária. Nesse caso, esses combustíveis são mais associados ao consumo da família, em veículos leves. E, como no ano passado as recomendações indicavam permanência em casa e fuga de aglomerações, estes combustíveis acabaram sofrendo mais.
Veja mais detalhes das quedas nas vendas