O Brasil continua enfrentando diversos problemas econômicos, como inflação, juros e desemprego elevados. Talvez por isso que o consumo de cerveja continua crescendo no país, uma vez que muita gente toma uma dose, ou várias, para “afogar” as mágoas.
De acordo com um levantamento inédito da Euromonitor, o volume de cerveja comercializada no Brasil chegou a 14,3 bilhões de litros no ano passado. Isso representa um crescimento de 7,6% em relação a 2020, cujo consumo já havia crescido 5,3% na comparação com 2019.
Em meio a esses avanços, o consumo de cerveja no país bateu recorde em 2021, superando o volume comercializado em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo. À época, houve 13,8 bilhões de litros de cerveja vendidos no país.
Vale destacar que o crescimento do consumo em 2021 representa o terceiro resultado positivo consecutivo. Aliás, a expectativa é que o volume de cerveja comercializada no país chegue a 15,46 bilhões neste ano, ou seja, o Brasil deverá bater um novo recorde de consumo de cerveja em 2022.
Veja o que vem impulsionando o consumo de cerveja no país
Segundo o levantamento, os brasileiros estão consumindo mais cerveja por alguns fatores que acabam superando as dificuldades econômicas. A saber, o país sofre com uma inflação anual em 11,73%, superando em muito a meta central de 3,5% para 2022.
Além disso, a taxa básica de juros da economia brasileira está em 12,75% ao ano, maior patamar dos últimos cinco anos. Tudo isso corrói a renda da população, que precisa pagar mais caro para comprar bens e contratar serviços. Ao mesmo tempo, muita gente acaba precisando contratar crédito para pagar as contas, mas o crédito também está mais caro no país.
Como se isso não fosse suficiente, a taxa de desemprego também está nos dois dígitos. Nos últimos meses, os dados vêm mostrando uma recuperação gradual do mercado de trabalho interno. Contudo, ainda há mais de 11 milhões de desempregados no país, número bastante elevado.
Seja como for, os principais fatores que impulsionam o consumo de cerveja são:
- Força do hábito de consumir cerveja até mesmo dentro de casa;
- Crescimento do consumo em bares devido à redução das medidas restritivas contra a pandemia;
- Preços acessíveis a boa parte da população;
- Grande número de lançamentos, com cerveja sem álcool ou com baixa caloria.
Essas são as razões que mais fortaleceram o consumo de cerveja no ano passado. A saber, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de cerveja, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E o setor deverá ter mais motivos para comemorar em 2022.
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