Um levantamento divulgado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box apontou que 61% dos consumidores brasileiros tem comprado mais em lojas online do que em lojas físicas e, inclusive, a maior parte (78%) afirmaram que realizam compras uma ou mais vezes por mês. Desde o início da pandemia, o e-commerce vem crescendo cada vez mais e ganhado um lugar de preferência para os brasileiros.
A pesquisa entrevistou 2064 consumidores que realizam compras online, todos acima de 16 anos das mais variadas regiões do Brasil. A pesquisa também envolveu todas as classes sociais e foi realizada entre novembro e outubro deste ano, com uma margem de erro de 2,1 pontos percentuais.
Nesse sentido, a pesquisa apontou que o principal motivo dos brasileiros preferirem realizar compras no comércio eletrônico é devido aos descontos encontrados nas lojas virtuais, cerca de 73% dos consumidores afirmaram que encontram preços mais baixos no e-commerce do que em lojas físicas. Um outro ponto bastante citado por 73% dos consumidores que participaram da pesquisa é que eles optam pela modalidade de compra online pela praticidade de de comprar sem sair de casa.
“O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento”, disse Rodrigo Ricco, presidente da Octadesk, que também apontou a possibilidade no aumento da preferência de consumidores pelas compras online.
Pandemia impulsionou e-commerce, mas a maior dos consumidores parte já comprava online
De acordo com a pesquisa, embora a pandemia tenha impulsionado o hábito de compras em lojas virtuais, mais de 40% dos consumidores já optavam por realizar compras pela internet há mais de 5 anos. Dentro deste recorte de 40%, 19% já realizam compras online há mais de uma década.
Nesse sentido, os consumidores também elencaram os principais fatores ao escolher uma loja ao realizar uma compra no comércio eletrônico. Para 79% dos consumidores, o que mais pesa na hora de tomar uma decisão é saber se a loja oferece frete grátis, seguido por promoções (70%), prazo de entrega (55%) e cupons de descontos oferecidos pela loja (53%).
Nos últimos 6 meses, os produtos maios comprados por consumidores no comércio eletrônico foram roupas (60%), seguida por eletrônicos (49%), calçados (47%), eletrodomésticos (42%), itens de beleza (41%), alimentos (40%) e medicamentos (35%). Um dado interessante levantado pela pesquisa é que 77% dos entrevistados afirmaram estar comprado em lojas virtuais produtos que não se imaginavam comprar através desta modalidade.
Febraban alerta para golpes nas compras de natal
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomendou os consumidores a redobrarem as atenções para evitar golpes financeiros durante as compras natalinas. “Quadrilhas especializadas em aplicar golpes online também no comércio de rua se aproveitam da pressa dos consumidores em finalizar a lista de presentes para roubar dados pessoais que causa grande prejuízo”, apontou a Febraban.
Ainda, a federação apontou que durante esta época é ainda mais comum falsas promoções na internet, que induzem o consumidor a abrir links fraudulentos. Ao acessar estes links e preencher informações, os consumidores expõe seus dados aos golpistas, que podem realizar diversas transações financeiras, dado que estarão em posse de dados financeiros do cliente.
“Os artifícios são inúmeros, como mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite ou ainda a necessidade de atualização de token. Com informações pessoais dos clientes em mãos, os bandidos fazem transações, burlam bloqueios de segurança e desbloqueiam novos cartões”, disse Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.