De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023 pelo menos 22,9 milhões de brasileiros terão direito ao abono salarial. Assim, o pagamento do abono para os trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos será referente ao ano de 2021. O valor mínimo a ser recebido será de R$108,50, ou seja, 1/12 do salário mínimo vigente atualmente (R$1.302). A seguir, veja o passo a passo e consulte seu PIS/PASEP.
Dessa forma, o calendário de pagamento do abono já foi divulgado e os depósitos começarão a partir do dia 15 de fevereiro. Para os trabalhadores do PIS, os fundos serão responsabilidade da Caixa Econômica. Já para o PASEP, o Banco do Brasil é quem fará a distribuição do benefício.
Vale lembrar que, para os trabalhadores que recebem o PIS, o cronograma será com base no mês de nascimento. Por outro lado, os servidores públicos receberão com base no último dígito do número da inscrição no PASEP.
Através da consulta do PIS/PASEP o trabalhador poderá descobrir o valor que será pago. Além disso, também poderá consultar quantos meses trabalhou em 2021 em regime de CLT. Assim, confira a seguir como realizar a consulta ao PIS/PASEP.
Consulta PIS/PASEP
1º Passo
Embora o PIS e o PASEP sejam programas de diferentes canais, isto é, Caixa Econômica e Banco do Brasil, respectivamente, a consulta é feita em um só lugar. Portanto, para você conseguir acessar o seu benefício, é necessário fazer o download do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”.
2º Passo
Você deverá entrar com um login do Gov.br. Caso você nunca tenha acessado nenhum dos canais do Gov.br, faça o seu cadastro.
3º Passo
Você deverá procurar a aba de “Benefícios” dentro do aplicativo. Em seguida, selecione a opção “Abono salarial”. Depois disso, selecione a opção de filtrar e escolha como ano base 2021. Por fim, você irá descobrir se possui direito ao benefício e a data em que deverá realizar o saque.
Calendário do PIS/PASEP
Vale lembrar que os depósitos referentes ao PIS/PASEP terão início a partir do dia 14 deste mês, fevereiro. Além disso, os depósitos seguirão até o dia 28 de dezembro. Dessa maneira, é necessário que o trabalhador acompanhe a data em que deverá realizar o saque para não perder o benefício.
Por exemplo, os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro, receberão o benefício no dia 15 de fevereiro de 2023. Isto é, para os trabalhadores que recebem o PIS. Por outro lado, os servidores públicos com inscrição final 0 no PASEP também receberão no dia 15 de fevereiro.
Quem tem direito ao benefício PIS/PASEP?
Para receber o benefício é necessário que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada em regime de CLT no ano base, ou seja, deve ter trabalhado com carteira assinada em 2021. Em todo caso, também é necessário estar inscrito nos programas PIS/PASEP por no mínimo cinco anos.
Além disso, o trabalhador deverá receber no máximo o valor de dois salários mínimos como remuneração. Também deverá ter todos os seus dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).