A consulta do governo federal sobre o lote remanescente do Imposto de Renda de janeiro de 2023 foi disponibilizada no dia 24 de janeiro. Por isso que hoje, indicaremos como fazer para consultar os resíduos de Imposto de Renda.
Todos os contribuintes que tiveram problemas com o retorno do ano anterior e desde então resolveram esses problemas, são elegíveis para ter seus fundos liberados.
Se o contribuinte tiver alguma dúvida sobre o valor que pode receber do Tesouro Federal, com base em sua declaração de Imposto de Renda, ele pode consultá-lo no site ou aplicativo móvel do Tesouro. Tudo começou na última quarta-feira, 31 de janeiro, quando o lote residual foi pago integralmente.
Resíduos do Imposto de Renda do ano de 2022
Segundo dados divulgados pelo governo federal, mais de 136 mil contribuintes brasileiros que tiveram retenção dos valores, pelo processo da malha fina em 2022, e resolveram as pendências, irão receber R$ 368 milhões do lote residual do Imposto de Renda.
Apenas 33.000 do total de contribuintes com valores pendentes de reembolso recebem pagamento prioritário. A Receita Federal, segue rotineiramente um procedimento conhecido como “restituição do imposto de renda”.
Dessa forma, o lote residual tem distribuição da mesma forma que o reembolso proposto, exceto que tem limite a quem reteu na malha fina e pagou todas as dívidas pendentes.
Consequentemente, o lote remanescente dos contribuintes só é pago logo após liquidarem todos os valores, sem qualquer declaração contingente.
Como buscar saber se a sua restituição de resíduos foi paga?
Para saber a situação da sua declaração mais recente para fins de imposto de renda, você pode consultar o site da Receita Federal ou usar o aplicativo móvel.
Para fazer a consulta, siga o passo a passo indicado:
- Acesse o site gov.br;
- Informe o login e a senha já cadastrada no site;
- Selecione “Meu Imposto de Renda”;
- Selecione “Consultar a Restituição” e aparecerá na tela, toda a sua declaração de Imposto de Renda revisada;
- Você pode observar se ainda existem pendências na sua declaração do ano anterior que precisam resolver.
Como fazer para resolver as pendências existentes no Imposto de Renda?
Para resolver pendências existentes no Imposto de Renda, siga o passo a passo indicado acima, e você verá as inconsistências existentes na declaração do Imposto de Renda.
Se você tiver certeza de que as informações estão corretas, é possível você apresentar os comprovantes das questões em que estão apresentadas como inconsistência, para regularizar a situação.
Se houver alguma situação em que houve erro de informação, é possível fazer uma Declaração Retificadora de Imposto de Renda, e acertar as informações incorretas. Vale salientar, que a Declaração Retificadora deverá ter encaminhamento logo que você identificar as inconsistências.
Fique em dia com a Receita Federal e evite problemas maiores. Tenha certeza de que as informações que está prestando à receita sejam corretas e guarde os comprovantes das informações por no mínimo 5 anos, para evitar pendências futuras em sua Declaração de Imposto de Renda.