Cidadãos que esqueceram sua inscrição precisam saber como consultar o PIS para acessar os direitos e benefícios. Como o Programa de Integração Social não é utilizado frequentemente, não é incomum que o número seja esquecido.
O PIS é gerado no primeiro trabalho de carteira assinada do colaborador e possui um número permanente. Normalmente, esse número é anotado na carteira de trabalho. De qualquer forma, pode obter o número em uma agência da Caixa.
Como descobrir o número do PIS
Para os trabalhadores que desejam saber como consultar o PIS, há três maneiras: por telefones, aplicativos e pelo site da Caixa.
- Telefone da Previdência Social: 135, que está disponível das 7h às 22h;
- Selecione a opção 5;
- Você falará com uma atendente, que irá solicitar seus dados cadastrais e informar o número do seu PIS.
- Telefone do serviço Caixa Cidadão: 0800-7260207, que está disponível 24 horas durante os sete dias da semana;
- Aplicativos Carteira de Trabalho Digital, Caixa Trabalhador e Caixa Tem;
- Site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), utilizando o CPF;
- Site do FGTS.
Entendendo o PIS
O Programa de Integração Social ou PIS, foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970. O objetivo da instituição desse programa foi integrar empregados e empresas do setor privado. A Caixa é responsável pelo pagamento do PIS.
PASEP
Ao mesmo tempo, a Lei Complementar n° 8/1970 criou o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o PASEP. Os fundos destinados aos servidores partem da União, dos Estados, Municípios e do Distrito Federal e territórios. Assim, a instituição pagadora é o Banco do Brasil.
Fundo PIS-PASEP
A unificação desses dois programas foi estabelecida pela Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, com vigência a partir de 1º de julho de 1976 e hoje gerida pelo Decreto nº 4.751 de 17 de junho de 2003.
Após 1988 o Fundo PIS-PASEP passou a destinar os recursos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. O FAT custeia os benefícios trabalhistas como seguro-desemprego, abono salarial, entre outros.
Saque extraordinário
O saque emergencial de 2022 já foi liberado e o trabalhador pode sacar até R$ 1 mil do seu saldo. Qualquer trabalhador, com carteira assinada ou não, pode realizar o saque extraordinário.
Aqueles que possuem menos de R$ 1 mil podem sacar o valor total. No entanto, os que têm mais de R$ 1 mil, ficam limitados a sacar esse valor.
O saque extraordinário já foi liberado para os nascidos em janeiro, fevereiro e maio de acordo com o calendário de pagamentos. Então, veja a seguir as datas dos próximos pagamentos:
- 20 de abril: Nascidos em janeiro;
- 30 de abril: Nascidos em fevereiro;
- 04 de maio: Nascidos em março ;
- Bem como, 11 de maio: Nascidos em abril ;
- 14 de maio: Nascidos em maio;
- 18 de maio: Nascidos em junho;
- 21 de maio: Nascidos em julho;
- Então, 25 de maio: Nascidos em agosto;
- 28 de maio: Nascidos em setembro;
- 1 de junho: Nascidos em outubro;
- 08 de junho: Nascidos em novembro;
- Por fim, 15 de junho: Nascidos em dezembro.
Siga as datas acima para saber quando terá direito ao saque. Assim, basta escolher a opção desejada e retirar o dinheiro. Mas, caso não queira, basta deixar em sua conta.