O pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda está chegando e, com isso, milhares de brasileiros vão receber uma renda extra no final do mês. Isso porque os pagamentos acontecerão já na próxima semana e devem atingir 4 milhões de pessoas. Contudo, nem todos os declarantes receberão o valor, que ficará restrito a algumas categorias.
Por isso, hoje vamos entender quem terá direito ao recebimento do primeiro lote do Imposto de Renda, além de mostrar como fazer a consulta aos valores. Vale lembrar que o prazo de entrega da declaração termina no dia 31 de maio.
O pagamento da restituição
O prazo para efetuar a declaração ainda está aberto, mas muitas pessoas já entregaram as informações à Receita Federal. Por outro lado, muita gente ainda precisa declarar. Segundo a Receita Federal, em seu último levantamento, pouco menos da metade dos brasileiros obrigados a declarar haviam feito.
Além disso, a Receita Federal afirma que serão 4.129.925 de pessoas recebendo o pagamento no primeiro lote. Contudo, a quantidade esperada de declarantes do Imposto de Renda é acima de 39 milhões de pessoas. Isso porque a nova regra de isenção não contará para este ano, apenas para 2024. Dessas pessoas que receberão o valor, serão ao total:
- 246.013 idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com deficiência física ou mental;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 que não possuem prioridade legal, mas que fizeram a declaração pré-preenchida.
Além disso, existe um caledário determinado para o pagamento dos diferentes lotes da restituição do Imposto de Renda. Confira, abaixo, as datas:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Dessa forma, quem já declarou pode esperar receber os valores nos próximos meses, enquanto quem ainda não declarou precisará esperar mais tempo.
Como consultar o lote do Imposto de Renda
Para saber se você receberá os valores no próximo dia 31 de maio, é importante entender como saber os valores que você vai receber, onde o valor cairá e, por fim, entender se você vai, de fato, receber nesta data. Isso porque nem todos os brasileiros que já declararam o Imposto de Renda vão receber no primeiro lote, como mencionamos anteriormente.
Em relação ao valor, o programa da Receita Federal mostra, na hora da entrega do Imposto de Renda, o valor a ser restituído. Ele varia para cada pessoa, dado que ele representa o total de impostos pagos a mais no ano anterior.
Por outro lado, antes de enviar as informações, é preciso preencher uma conta bancária, na qual o valor é depositado. Caso haja erros de preenchimento dos dados, o cidadão precisará ir até uma agência do Banco do Brasil para pegar o valor em espécie, ou de outra forma eletrônica.
Por fim, para saber se você vai receber a restituição do Imposto de Renda no próximo dia 31, basta clicar aqui e colocar os seus dados.
Leia ainda: Alerta geral: golpes no 13° salário do INSS podem fazer você perder todo seu dinheiro