O Programa Bolsa Família, retomado oficialmente em março deste ano pelo governo Lula, apresenta um novo desenho para o benefício. Ainda mais, traz diversas formas de consultar os dados de pagamentos.
No entanto, antes mesmo de detalhar essas opções de consultas, cabe informar que o calendário de setembro já tem a programação definida. A saber, o escalonamento está confirmado e o depósito terá início no dia 18 de setembro.
Os pagamentos seguem de forma escalonada até o dia 29 de setembro, com depósitos realizados pela Caixa Econômica Federal.
Consultar o Bolsa Família pelo WhatsApp
Vale lembrar que o Bolsa Família é pago pela Caixa Econômica Federal. Assim, o banco fica responsável por realizar os depósitos, escalonados pelo NIS, diretamente na conta do Caixa Tem do beneficiário.
Dito isso, cabe mencionar que uma das formas mais recentes de consultar o Bolsa Família é pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no país.
Para tanto, basta adicionar o seguinte número na agenda de seu celular: 0800 104 0104. Em seguida, salve o contato e procure no WhatsApp.
Assim, o beneficiário consegue iniciar o atendimento automático, mandando qualquer mensagem para o banco. Além disso, se precisar, poderá iniciar o chat com um dos atendentes.
Leia também: Kit Antena GRATUITO do Cadastro Único: Veja como garantir o seu agendamento
Aplicativo
Uma outra forma de fazer a consulta do benefício é por meio do aplicativo. Assim como o WhatsApp, essa alternativa é destinada para quem possui acesso à internet.
A saber, a aplicação está disponível para celular IOS na Apple Store e celulares com Android na Google Play Store.
Neste caso, existe um app próprio do Bolsa Família. Basta digitar o nome no buscador da loja. Caso prefira, a ferramenta está disponível por meio deste link.
Confira ainda: Bolsa Família: Beneficiários recebem comunicado IMPORTANTE pelo Caixa Tem
E quem não tem internet, consegue consultar o Bolsa Família?
Sim! Quem não tem acesso à internet, cabe salientar que é possível fazer a consulta do Bolsa Família por meio do canal de atendimento telefônico da Caixa Econômica Federal.
Desse modo, existem dois canais. O primeiro é o 111. Ainda mais, a estatal também oferece o seguinte número para a ligação: 0800 726 02 07, do serviço Atendimento Caixa ao Cidadão.
Além disso, o beneficiário também pode procurar por uma agência física da Caixa.
Calendário do Bolsa Família de setembro
Antes de tudo, cabe reforçar que o pagamento do Bolsa Família fica sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Ainda mais, sobre o escalonamento, vale destacar uma regra que vem sendo aplicada nas últimas rodadas.
Em resumo, aqueles que recebem em uma segunda-feira, têm o depósito antecipado no Caixa Tem para o sábado, ou seja, podem colocar as mãos na grana um pouco antes.
- NIS de final 1 – 18 de setembro (antecipado para o dia 16);
- NIS de final 2 – 19 de setembro;
- NIS de final 3 – 20 de setembro;
- NIS de final 4 – 21 de setembro;
- NIS de final 5 – 22 de setembro;
- NIS de final 6 – 25 de setembro (antecipado para o dia 23);
- NIS de final 7 – 26 de setembro;
- NIS de final 8 – 27 de setembro;
- NIS de final 9 – 28 de setembro;
- NIS de final 0 – 29 de setembro.