Para comprar automóveis, imóveis e outros produtos, muitas pessoas fazem consórcios. Por outro lado, outros preferem recorrer a financiamentos e outras formas de parcelamento. Além disso, há sempre uma dúvida sobre os consórcios serem, ou não, bons negócios na hora de você realizar o sonho da casa própria, por exemplo.
Por isso, vamos falar sobre as principais características dos consórcios, sobre o que você precisa cuidar na hora de contratar e como não ter problemas com esses produtos.
O que é um consórcio?
Se você é novo nesse negócio de mundo financeiro, o conceito de um consórcio pode parecer bastante complicado. Contudo, a realidade é bastante diferente, dado que os consórcios são extremamente simples de serem achados e feitos pelas empresas. Com isso, vale a pena saber do que se trata, para que você não entre em furadas. Além disso, vale ressaltar que esse produto costuma ser acessível a qualquer pessoa.
Por isso, é importante saber que consórcios são reuniões de pessoas que tem um objetivo em comum: comprar algo. Para isso, eles se juntam e, mensalmente, todos pagam uma parcela, montando uma reserva mútua de todos. Com isso, algumas pessoas conseguem seus bens de forma antecipada, enquanto que para outros, serve como um pagamento prévio daquilo que quer comprar. Em palavras simples, consórcio é uma “vaquinha” organizada por uma instituição. Para isso, essa instituição cobra, além das parcelas mensais, uma taxa para administrar esse dinheiro.
Assim, durante os meses de pagamento, você pode ser contemplado no consórcio e poder comprar a sua casa, por exemplo, de forma antecipada. Dessa forma, você atinge seu objetivo antes do que se tivesse optado por guardar o dinheiro. Além disso, você pode, todos os meses dar lances maiores para tentar ser contemplado. Atualmente, muitas pessoas fazem consórcio no Brasil, já que é de fácil acesso e as taxas tendem a ser baixas.
É melhor que financiamento?
Em muitos casos, o consórcio é melhor que o financiamento. Contudo, como tudo no mundo das finanças, existem as vantagens e as desvantagens de cada tipo de produto e, com isso, você deve sempre escolher aquele que é melhor para você. E nessa parte, alguns detalhes são importantes.
Nos financiamentos, há a tendência de que os juros sejam maiores. Contudo, com essa modalidade, você tem acesso ao seu bem na hora, seja um carro, uma casa, ou qualquer outra coisa. Além disso, o prazo total pode, inclusive, ser menor que o de um consórcio, a depender das parcelas exigidas por cada uma das instituições.
Por outro lado, nos consórcios, o prazo pode até ser maior, mas as taxas são bem mais em conta e, com isso, o valor final do seu produto é menor. Além disso, sempre há a possibilidade de que você seja contemplado no início desse processo, porém você precisa contar com a sorte para isso, caso não opte pelos lances. Essa é uma excelente opção atualmente, dado que os créditos estão com juros bastante altos, devido à alta da taxa Selic.