O consórcio é uma das formas mais populares que os brasileiros usam para atingir seus objetivos. Contudo, existem produtos que, na verdade, cobram muitas taxas, o que acaba prejudicando e adiando o sonho dos consumidores. Dessa forma, escolher o banco certo pode ser o que faltava para você atingir seus objetivos.
Por isso, hoje vamos mostrar como escolher o consórcio perfeito para o seu caso. Vale lembrar que, assim como todos os outros produtos, é preciso fazer um planejamento financeiro antes de arcar com essa despesa.
O que você deve ver no consórcio?
Para definir o consórcio perfeito para você, alguns detalhes são fundamentais. Com eles em mãos, você saberá qual ajudará você de forma mais rápida e qual permite que você tenha mais chances de ser contemplado antes do prazo. Por isso, é preciso pesquisar bastante antes de fechar qualquer negócio.
A primeira dica é olhar as taxas e os juros cobrados pela instituição. Isso porque quanto maior os juros, mais tempo você pode levar para atingir os seus objetivos. Além disso, quando mais taxas para abrir conta, fazer depósitos, entre outras, mais dinheiro você acaba perdendo no seu consórcio. Por isso, o ideal é o consórcio que cobra a menor taxa, com a menor burocracia possível.
Além disso, é importante você ver a popularidade da empresa. Isso porque empresas com mais popularidade costumam efetivar os consórcios mais rápidos, o que aumenta a sua chance de ser contemplado antes do prazo final. E é por isso que os consórcios de grandes bancos são tão populares, mesmo que tenham, muitas vezes, taxas maiores que a média do mercado.
A última parte fundamental é analisar a sua mensalidade. Isso porque você deve sempre contratar um consórcio em que as parcelas caibam no seu bolso, já que não vale a pena se endividar por conta dessa despesa.
E não para por aí
Atualmente, o consórcio é um produto tão avançado que permite que você tenha diversos benefícios, além da própria contemplação. Isso porque a concorrência entre as instituições fez com que elas precisassem adicionar serviços a esse produto e, com isso, tentar atrair ainda mais clientes. E você pode usar isso a seu favor.
No caso de um consórcio para imóvel, existem empresas que dão descontos em seguros e até mesmo em despesas de documentação. No caso dos carros, existem empresas especializadas nesse tipo de consórcio e, por isso, dão vantagens em seguros de carros e até mesmo em manutenção. Por isso, a regra é usar aqueles benefícios que mais ajudar o seu caso.
Além disso, existe a possibilidade de um financiamento sair mais barato. Contudo, atualmente isso não está acontecendo. Apesar disso, os bancos podem dar taxas menores a você, dependendo da sua análise de crédito. Por isso, compare as duas modalidades, principalmente se você tem acesso a programas sociais, como o Casa Verde e Amarela.