Uma nova medida foi anunciada para o consignado do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, e publicada na edição do dia 15 de junho do Diário Oficial da União (DOU). Com isso, é importante destacar como será a partir de agora para fazer a solicitação deste tipo de empréstimo.
A novidade é que todas as instituições financeiras que operam este tipo de empréstimo, o cartão de crédito ou mesmo o cartão de crédito consignado do benefício vão ter um total de 90 dias, que podem ser prorrogados por mais 90 dias, para informar ao Instituto e também ao Dataprev as informações referentes a este tipo de crédito.
Veja a novidade do consignado INSS por meio do app “Meu INSS”
As informações acima citadas que devem ser prestadas são as seguintes:
- Taxas de juros cobradas por mês e por ano;
- A data referente ao primeiro desconto;
- O custo efetivo total, o chamado CET, tanto anual como o mensal;
- O saldo devedor original;
- O valor referente ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
- O número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da Central de Atendimento ao Consumidor (CAC).
Diante desta medida, os aposentados e pensionistas terão a possibilidade de consultar os juros referentes ao consignado INSS diretamente na plataforma. No caso das instituições financeiras chamadas de consignatárias e que contam com uma interface sistêmica, e que ainda já prestaram as informações informadas anteriormente, o envio será facultado de averbação.
No entanto, ainda vai caber ao Dataprev que seja realizada a validação de todas as informações sobre o teto máximo de juros cobrados por mês para as operações de crédito consignado referentes aos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mas devem atender às Resoluções do Conselho Nacional de Previdência Social que estão em vigor.
Empréstimo com taxas atraentes
No último dia 12 de junho, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou que a taxa média referente aos empréstimos consignados para os segurados diminuiu para 1,91% no mês de abril. Esta modalidade, como já informado, conta com uma das taxas de juros mais atraentes das que são aplicadas atualmente no mercado.
Quando estão fora do consignado, os juros dos empréstimos podem atingir o valor de 22,93% por mês. Desta forma, os segurados, como aposentados e pensionistas, precisam ter o máximo de cautela com as ofertas de dinheiro fácil que encontrarem por aí.
De acordo com os dados mais atuais, mais de 16,7 milhões de aposentados e pensionistas possuem crédito consignado. Apenas no mês de abril, pouco mais de 1 milhão de pessoas pediram este tipo de linha de crédito.
Com isso, o INSS tem buscado fazer diversos alertas para que os seus segurados não caiam nos mais variados tipos de golpe. A orientação é de que estas pessoas devem acessar o extrato do benefício por meio do Meu INSS. Se algo de diferente for identificado, o usuário deverá entrar em contato com o INSS imediatamente.