Um dia após o anúncio da nova taxa de juros máxima para o crédito, o empréstimo consignado do INSS voltou a ficar disponível para aposentados e pensionistas. A paralisação do serviço aconteceu após o corte elevado dos juros da modalidade pelo Governo Federal. Após uma negociação com bancos, a taxa de juros acordada satisfez as instituições, que voltaram a ofercer o crédito.
Por isso, hoje vamos entender as novas regras do consignado do INSS, além de mostrar para você como utilizar esse empréstimo com responsabilidade.
A polêmica sobre o consignado do INSS
Após diversos bancos anunciarem o fim do consignado do INSS por conta da taxa máxima decidida, o governo voltou atrás. Com isso, a taxa máxima permitida já não é mais de 1,70%. Segundo os bancos, a taxa anterior era baixa demais para cobrir os custos de oferecer o empréstimo, além de custear a operação dentro das instituições.
Com isso, dos 38 bancos que ofereciam a modalidade, apenas 4 seguiram com o consignado do INSS. Isso fez com que o governo negociasse uma nova taxa com os bancos. Dessa forma, ficou decidido que os juros máximos para esse tipo de crédito será de 1,97%. O valor, apesar de maior que os 1,70%, ainda é menor que os juros máximos do ano passado, que eram de 2,14%.
Apesar disso, é preciso lembrar que essa é a taxa máxima, mas não é a única possível. Isso quer dizer que alguns bancos podem cobrar taxas menores que outros bancos e, por isso, ainda é preciso pesquisar bastante. De qualquer forma, após a nova taxa acordada subir, os bancos já retomaram a retirada de crédito nessa modalidade.
Dessa forma, é preciso lembar que o próprio Banco Central divulga as taxas cobradas por cada banco. Atualmente, existem bancos brasileros que cobram menos de 1,70% ao mês. Para ver a lista completa, clique aqui.
Como usar o empréstimo com responsabilidade?
Um dos dados mais preocupantes atualmente é o alto endividamento das famílias brasileiras. Isso porque a economia não anda bem e, apesar dos bons índices de emprego, o salário do brasileiro ainda é baixo. Com isso, o bolso fica apertado para fechar as contas no mês. Por isso, o consignado do INSS pode ser uma excelente alternativa para quem tem acesso a ele.
Isso porque ele tem taxas de juros mais baixas. Contudo, é preciso ressaltar que os bancos tradicionais, como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil hoje figuram nas maiores taxas do mercado. Por outro lado, bancos como o Sicoob, possuem taxas mais baixas. Dessa forma, antes de pedir o seu empréstimo, a dica é pesquisar em diferentes bancos, não apenas nos mais tradicionais.
Além disso, se você já está endividado, a dica é usar o consignado do INSS para fazer uma consolidação de dívidas. Com isso, você pode arrumar a sua vida financeira de uma vez só, além de sair das dívidas.