Em pleno 2023, muitos ainda se perguntam se o consignado do INSS ainda vale a pena. Essa modalidade de crédito, criada em 2004, faz muito sucesso no Brasil, principalmente por disponibilizar valores consideráveis para cidadãos que, na maioria das vezes, não costumam garantir acesso às linhas de crédito tradicionais oferecidas pelas instituições bancárias.
Na hora de liberar (ou negar) empréstimos, os bancos avaliam diversas questões, desde o Score de Crédito dos solicitantes até o nível de renda em geral. O empréstimo consignado, nesse sentido, se estabelece como uma possibilidade interessante para os beneficiários do INSS que têm pedidos negados nas instituições bancárias tradicionais. Sendo assim, o que os especialistas dizem sobre essa modalidade de crédito? Abaixo, você pode conferir o guia completo!
Aposentados e pensionistas são o público-alvo
Como o próprio nome da operação financeira indica, os aposentados e pensionistas do INSS representam o principal público-alvo do empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social.
Atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem todos os meses os benefícios do INSS – desde as aposentadorias e pensões até os auxílios-assistenciais do órgão, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social.
Destas 36 milhões de pessoas, cerca de 21 milhões são aposentadas. As aposentadorias são concedidas por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e pela Regra de Transição da Reforma da Previdência.
Como funciona o consignado do INSS?
O empréstimo consignado do INSS é uma modalidade de crédito na qual as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.
Em outras palavras, quando um aposentado ou pensionista do INSS solicitar a linha de crédito, os pagamentos incidem, de maneira direta, sobre o benefício em questão.
Como o pagamento das parcelas é “garantido” pelo Instituto Nacional do Seguro Social, os bancos enxergam a linha de crédito como uma operação mais “segura”, com menos risco de inadimplência dos solicitantes. Por isso, os juros são mais baixos, a aprovação é simplificada, e as condições de pagamento são mais atrativas.
Veja os bancos que oferecem o consignado do INSS
Atualmente, alguns dos bancos brasileiros mais populares do país já oferecem o empréstimo consignado para os beneficiários do INSS.
A linha de crédito do Banco do Brasil, nesse sentido, se destaca por oferecer aos solicitantes as menores taxas fixas do mercado, de 0,85% a 2,99%. O pagamento pode ser dividido em até 96 parcelas!
Confira abaixo outros bancos brasileiros que, em 2023, ainda oferecem o empréstimo consignado do INSS:
- Banco BMG,
- Creditas,
- Itaú,
- Banco Inter,
- Bradesco,
- Crefisa,
- Caixa Econômica Federal.