Os usuários do Auxílio Brasil estão contratando de maneira expressiva o consignado do Auxílio Brasil. De acordo com dados oficiais, mais de 700 mil famílias já solicitaram o empréstimo junto aos bancos. No entanto, nem todo mundo conseguiu acessar o dinheiro.
Em resumo, muitos usuários estão tendo que esperar muitos dias para receber o pagamento do consignado. Isso é bastante frustrante para os cidadãos, que muitas vezes recorrem ao empréstimo para pagar contas.
Segundo as regras do consignado, os usuários do Auxílio Brasil deverão receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. Contudo, uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo revelou que a espera para algumas pessoas supera 15 dias.
Essa situação vem acontecendo, principalmente, devido ao número elevado de acessos ao empréstimo. “A título de exemplo, entre 11 e 20 de setembro, o banco teve cerca de 25 milhões de acessos ao aplicativo Caixa Tem para solicitação de empréstimos”, disse a Caixa Econômica Federal.
“Já entre 11 e 20 de outubro, período em que a Caixa está operando o empréstimo Consignado Auxílio, esse número de acessos no aplicativo saltou para mais de 206 milhões, ou seja, em volume numérico é como se quase toda a população do Brasil tivesse interagido com o banco em apenas 10 dias”, acrescentou o banco.
VALORES A RECEBER: consulta a dinheiro “esquecido” ainda suspensa
Caixa trabalha para normalizar situação
Na última sexta-feira (21), a Caixa suspendeu as operações envolvendo o consignado do Auxílio Brasil. Com isso, os beneficiários do programa social não puderam contratar o crédito até esta segunda-feira (24), quando a operação voltou ao ar.
Em síntese, a suspensão da oferta do crédito consignado ocorreu devido a uma manutenção nos ambientes tecnológicos.
“A Dataprev e a CAIXA realizarão manutenção programada em seus ambientes tecnológicos. Com isso, a operação do Consignado Auxílio ficará indisponível em todos os canais de 18h desta sexta-feira (21/10) até 7h da próxima segunda-feira (24/10)”, informou o banco na última sexta-feira.
Nesta segunda, o vice-presidente de rede de varejo do banco, Julio Volpp, afirmou que a Caixa teve “excesso de demanda em termos de procura”. Por isso, ele afirmou que o banco estava “processando os pedidos e trabalhando para normalizar” toda a situação.
Leia também: Salário mínimo com AUMENTO REAL todos os anos, promete Lula
Se estão sofrendo com atraso, imagina quem não pegou ainda