Os usuários do Auxílio Brasil continuam enfrentando problemas na hora de solicitar o crédito consignado junto à Caixa Econômica Federal. Nas redes sociais e portais de notícias, há vários relatos sobre a demora na aprovação e na liberação do empréstimo.
Nesta terça-feira (25), a Caixa pediu um prazo maior para liberar o crédito consignado aos usuários do programa social. Em resumo, os cidadãos devem receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. No entanto, o prazo deverá subir para cinco dias úteis, caso o governo aprove o pedido.
Embora esse cenário ainda precise de uma confirmação oficial do governo federal, muitos usuários já estão sofrendo com a lentidão na aprovação e no pagamento do crédito. Em alguns casos, a espera supera 15 dias.
Aliás, algumas pessoas estão afirmando que tiveram o pedido aprovado pelo banco. Contudo, após alguns dias, o pedido fica “em processamento” e, posteriormente, é cancelado. Nesses casos, os usuários do Auxílio Brasil precisam refazer o pedido de crédito.
Conta de luz não deve ter reajustes expressivos em 2023
Mais de 200 mil terão que pedir novamente o consignado
Por falar nisso, a Caixa Econômica informou no início da semana que mais de 200 mil pessoas terão que refazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil. Em síntese, o alto número de buscas pelo crédito provocou lentidão e inconsistências na operação.
De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o novo prazo para o recebimento do pagamento do consignado, solicitado pela Caixa, não deverá atingir apenas este banco. Informações de bastidores afirmam que todas as outras 11 instituições homologadas para ofertar o consignado do Auxílio Brasil também deverão ter o prazo estendido.
Todos esses problemas vêm causando muita tensão no Planalto. Em suma, aliados do governo afirmam que a demora no pagamento poderá ser prejudicial para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
O segundo turno acontecerá no próximo domingo (30), e o objetivo do governo é que os usuários tenham o dinheiro em mãos antes da votação. Contudo, isso parece cada vez mais difícil de acontecer.
Leia também: Auxílio Brasil de R$ 600 CONTINUA em 2023, afirma Lula