O consignado do Auxílio Brasil entrou em operação no país há pouco mais de dois meses. O período pode parecer pequeno, mas já foi suficiente para uma parte considerável dos beneficiários do programa social solicitarem o empréstimo.
De acordo com dados oficiais do Ministério da Cidadania, divulgados pelo g1 via Lei de Acesso à Informação, 16,5% dos usuários do Auxílio Brasil contrataram o consignado nos últimos meses.
A saber, os usuários já fecharam quase 3,5 milhões de contratos até 1º de novembro. Em números totais, o volume foi de 3.484.354 empréstimos. Aliás, vale destacar que esse número não corresponde à quantidade de beneficiários, visto que uma pessoa pode solicitar mais de um empréstimo.
Como os dados se referem apenas até 1º de novembro, os números impressionam ainda mais. Estas são as informações mais atualizadas do governo, mas, ao considerar todos os dois meses que o consignado está em operação no país, os valores deverão crescer significativamente.
Combustíveis mais baratos: veja preços nas regiões brasileiras
Veja os estados que se destacaram no período
Os dados também mostraram que o percentual de usuários do Auxílio Brasil que solicitou o consignado superou 20% em alguns estados. Em síntese, o Rio Grande do Norte foi o grande destaque no primeiro mês de operação do consignado, com 23,5% dos beneficiários do programa social tendo solicitado o crédito.
O outro estado que também teve uma taxa superior a 20% foi o Rio Grande do Sul. A saber, 21,56% dos usuários do Auxílio Brasil do estado contrataram o consignado até 1º de novembro.
Também tiveram taxas expressivas no período: Sergipe (19,1%), Paraná (18,64%) e Paraíba (18,38%).
Em contrapartida, os menores percentuais foram registrados em Roraima (10,9%), Rondônia (13,5%), Maranhão (13,62%) e Mato Grosso (13,79%). Nestes estados, a proporção de usuários do Auxílio Brasil que contrataram o consignado ficou abaixo da média nacional.
Leia também: Petrobras perdeu R$ 184 bilhões em valor de mercado desde outubro