A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (4) que o crédito consignado do Auxílio Brasil está suspenso. A saber, os usuários do programa social ficarão impedidos de pedir empréstimo até o próximo dia 14 de novembro.
No final de outubro, a Caixa já havia congelado as operações, seguindo a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Contudo, a suspensão foi de apenas 24 horas. Agora, o consignado ficará suspenso por duas semanas.
Na verdade, os empréstimos não podem ser feitos desde a última terça-feira (1º), dia em que a Caixa já não dava informações sobre a operação. Agora, os usuários do Auxílio Brasil terão que esperar até as 7h do próximo dia 14 para solicitarem o crédito junto ao banco.
Brasileiros terão que PAGAR para utilizar o PIX no governo Lula? Descubra agora
Saiba o que fez a Caixa suspender novamente o consignado
Nesta sexta-feira, a Caixa informou que a paralisação da oferta de crédito acontecerá devido a um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil. Em síntese, esse processo envolve o Dataprev, a Caixa Econômica e o Ministério da Cidadania.
De acordo com a portaria que rege o consignado do Auxílio Brasil, os usuários deveriam receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. No entanto, a Caixa vinha enfrentando muitos desafios para conseguir cumprir o prazo. Por isso, pediu um prazo maior para liberar o crédito.
Além disso, o TCU pediu a suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa devido aos riscos envolvendo a operação.
Segundo o ministro do TCU, Aroldo Cedraz, a falta de informações da Caixa poderia trazer riscos para o próprio banco. A situação estava ainda mais grave devido ao excesso de demanda, com a busca pelo crédito batendo recorde, segundo a Caixa.
Por fim, vale ressaltar que o consignado do Auxílio Brasil começou a operar no Brasil no dia 10 de outubro. Em poucas semanas de funcionamento, o número de contratos celebrados com os usuários do programa social cresceu significativamente. Contudo, os problemas seguiram o mesmo caminho e também dispararam no período.
Leia também: Rentabilidade dos bancos fica estável, mas lucro BATE RECORDE