Desde que entrou em operação no país, em outubro, o consignado do Auxílio Brasil vem sendo buscado por muita gente. A saber, a operação é uma grande oportunidade para as famílias de baixa renda contratarem empréstimos, algo muito difícil de se conseguir devido à situação financeira delas.
Embora o consignado possa parecer uma ação muito benéfica para os usuários do Auxílio Brasil, os riscos envolvendo essa operação são enormes. Por isso, os beneficiários precisam ter muita atenção antes de contratar qualquer valor através desta modalidade.
Em resumo, as instituições financeiras descontam o crédito diretamente da folha de pagamento ou de benefício do usuário. Isso quer dizer que os beneficiários do Auxílio Brasil que contratarem o consignado terão as parcelas descontadas todos os meses da conta em que recebem o benefício.
Aliás, não há período de carência para os usuários. Em outras palavras, quem solicitar o empréstimo terá que começar a quitar a dívida um mês após a solicitação, sem carência ou atraso. E isso inevitavelmente irá acontecer porque os descontos ocorrem diretamente da fonte, ou seja, da conta do cidadão.
Combustíveis mais baratos: veja preços nas regiões brasileiras
Governo não se responsabiliza pelos contratos firmados
Os usuários do Auxílio Brasil que pensam em solicitar um empréstimo consignado devem saber que o governo federal não terá nenhuma responsabilidade sobre isso.
De acordo com a portaria que regulamenta o crédito, publicada em setembro no Diário Oficial da União (DOU), o crédito é de inteira responsabilidade dos cidadãos. Isso quer dizer queo governo não quitará dívidas relacionadas ao consignado de nenhum beneficiário do programa social.
Em resumo, o Ministério da Cidadania explicou, através do texto que regulamenta o crédito, que o consignado só envolve os bancos e os usuários. Assim, não há como inserir o governo nessa relação, pois a única ação do Planalto foi liberar o consignado para os usuários do Auxílio Brasil.
Salário mínimo: alta em 2023 deve ser maior que o esperado
Veja os riscos do crédito consignado
O crédito consignado possui três grandes desvantagens para os usuários. Veja abaixo quais são:
- Dívida a longo prazo;
- Impossibilidade de adiamento;
- Risco de perda do benefício.
Como o pagamento dos empréstimos costuma durar muitos meses, esse longo prazo pode virar uma verdadeira desvantagem para as pessoas. Isso porque ninguém está imune a imprevistos, e, caso algo dessa natureza aconteça, o crédito consignado irá figurar como uma verdadeira dor de cabeça para as pessoas.
Outra desvantagem é a impossibilidade de adiamento. A saber, os clientes enfrentam muitas dificuldades para renegociar o empréstimo, que irá reduzir a renda da pessoa mensalmente por um longo período. E isso acontece mesmo sem a vontade da pessoa, pois o desconto é direto na folha de pagamento do salário ou benefício.
Por fim, há um risco ainda maior para os usuários do Auxílio Brasil. Em caso de perda do benefício, os cidadãos continuarão tendo que pagar o crédito consignado, e poderão ficar ainda mais endividados ao buscar alternativas para quitar a dívida.
Leia também: Preço do gás de cozinha volta a subir no país, revela ANP