Os usuários do Auxílio Brasil que desejam contratar o consignado pela Caixa Econômica Federal precisam esperar mais alguns dias. Isso porque o banco suspendeu as operações da modalidade na semana passada. E o empréstimo ainda não voltou a ser ofertado pela Caixa.
A saber, o banco suspendeu o consignado do Auxílio Brasil desde a última terça-feira (1º). Aliás, os usuários do programa social estão impedidos de pedir empréstimo até o próximo dia 14 de novembro, ou seja, por mais uma semana.
Essa notícia foi bem ruim para quem deseja contratar o empréstimo. Vale destacar que a Caixa emprestou mais de R$ 4 bilhões nos primeiros dias de operação do consignado do Auxílio Brasil, dado que mostra a grande procura dos usuários do programa pelo crédito.
PIB do Brasil ENCOLHE 3,3% em 2020 e soma R$ 7,6 trilhões
Entenda o que motivou a suspensão do consignado
No final de outubro, a Caixa já havia congelado as operações do consignado, seguindo a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Contudo, a suspensão foi de apenas 24 horas.
Já na semana passada, o prazo de congelamento do consignado foi bem maior, de duas semanas. E isso aconteceu porque haverá um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, segundo a Caixa. Em síntese, esse processo envolve o Dataprev, a Caixa Econômica e o Ministério da Cidadania.
De acordo com a portaria que rege o consignado do Auxílio Brasil, os usuários deveriam receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. No entanto, a Caixa vinha enfrentando muitos desafios para conseguir cumprir o prazo. Por isso, pediu um prazo maior para liberar o crédito.
Além disso, o TCU pediu a suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa devido aos riscos envolvendo a operação. No entanto, o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou o pedido para suspender os empréstimos ofertados pela Caixa.
Leia também: Anatel cria código identificador de chamadas de empresas de cobrança