O consignado do Auxílio Brasil tem se mostrado um verdadeiro sucesso no Brasil. Desde a sua entrada em operação no país, a busca das famílias de baixa renda para contratarem empréstimos já alcançou números bastante expressivos.
Embora o consignado possa parecer uma ação muito benéfica para os usuários do Auxílio Brasil que precisam de dinheiro rápido e fácil, os riscos envolvendo essa operação são enormes. Aliás, muita gente só percebe que o consignado não é tão simples quanto parece depois que formaliza um contrato junto a algum banco.
Em resumo, as instituições financeiras descontam o crédito diretamente da folha de pagamento ou de benefício do usuário. Isso quer dizer que os beneficiários do Auxílio Brasil que contratarem o consignado terão as parcelas descontadas todos os meses da conta em que recebem o benefício.
Além disso, não há período de carência para os usuários. Em outras palavras, quem solicitar o empréstimo terá que começar a quitar a dívida um mês após a solicitação, sem carência ou atraso. E isso inevitavelmente irá acontecer porque os descontos ocorrem diretamente da fonte, ou seja, da conta do cidadão.
Também vale destacar que o governo federal não se responsabiliza por qualquer acordo firmado. Em síntese, o consignado só envolve os bancos e os usuários, segundo o texto que regulamenta o crédito, e não há como inserir o governo nessa relação.
Mega-Sena acumula! Prêmio do próximo concurso vale R$ 450 milhões
Posso cancelar o contrato do consignado do Auxílio Brasil?
Quem tem algum contrato firmado junto a algum banco, mas quer cancelá-lo, saiba que isso é possível. Aliás, isso pode ser feito por quem ainda não recebeu o dinheiro solicitado, bem como pelos usuários que já tiveram acesso ao valor do empréstimo.
No caso de quem solicitou o crédito, mas o dinheiro ainda não caiu na conta, basta seguir os seguintes passos para cancelar o contrato:
- Acesse o aplicativo em que ocorreu o contrato do crédito consignado;
- Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
- Selecione “Consultar contrato”;
- Clique em “Cancelar” (o status do contrato ainda estará “Em processo”);
- Confirme o cancelamento do crédito consignado.
Ao fazer isso, o banco não depositará o valor na sua conta. Logo, você não terá parcelas debitadas da sua conta do Auxílio Brasil.
Já no caso de quem contratou o consignado e recebeu o valor, a opção de cancelamento só ocorrerá se a pessoa possuir na conta o valor total do contrato. Em suma, a entidade financeira só encerrará o débito mensal das parcelas se o usuário do Auxílio Brasil tiver o valor do contrato em sua conta poupança social.
Isso porque o banco debitará esse valor da conta, ou seja, o usuário pagará de uma vez o consignado, em vez de parcelado. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo em que ocorreu o contrato do crédito consignado;
- Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
- Selecione “Consultar contrato”;
- Clique em “Cancelar” (o valor total do contrato será debitado da conta poupança social);
- Confirme o cancelamento do crédito consignado.
Leia também: Petrobras: preços da gasolina e do diesel estão defasados? Saiba agora