Os números de usuários que contrataram o consignado do Auxílio Brasil foram bastante expressivos em outubro. A novidade chegou com tudo no país, mostrando ser um verdadeiro sucesso entre os beneficiários do programa social.
Contudo, em novembro, os números não foram tão positivos assim. Isso porque houve um forte recuo na quantidade de pessoas que contrataram o empréstimo consignado em novembro. Aliás, nem todo mundo que contratou o crédito está realente feliz com o contrato feito.
Para os beneficiários do Auxílio Brasil, o consignado pareceu a melhor saída para um aperto financeiro. No entanto, os riscos envolvendo a operação são tão grandes que muita gente só percebe que o contrato não é tão bom quanto parece depois que o formaliza junto a algum banco.
Ministério da Justiça notifica postos sobre alta no preço da gasolina
Posso cancelar o contrato do consignado do Auxílio Brasil?
As pessoas que têm algum contrato firmado junto a algum banco, mas querem cancelá-lo, podem seguir alguns passos para conseguir isso. Inclusive, até mesmo as pessoas que ainda não receberam o dinheiro solicitado podem solicitar o cancelamento, bem como os usuários que já tiveram acesso ao valor do empréstimo.
No caso de quem solicitou o crédito, mas o dinheiro ainda não caiu na conta, o cancelamento do contrato é bem simples. Os usuários só precisam seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo em que ocorreu o contrato do crédito consignado;
- Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
- Selecione “Consultar contrato”;
- Clique em “Cancelar” (o status do contrato ainda estará “Em processo”);
- Confirme o cancelamento do crédito consignado.
Ao fazer isso, o banco não depositará o valor na conta do beneficiário. Logo, a pessoa não terá parcelas debitadas da conta do Auxílio Brasil.
Valores a receber: BC liberou dinheiro esquecido? Veja agora
E quem já recebeu o valor do empréstimo?
Para a pessoa que contratou o consignado e recebeu o valor, a opção de cancelamento é mais complicada. Isso porque só ocorrerá se o contratante possuir em sua conta o valor total do contrato.
Na verdade, a entidade financeira, junto a qual o usuário do Auxílio Brasil contratou o empréstimo consignado, só encerrará o débito mensal se o beneficiário tiver o valor total do contrato em sua conta poupança social.
Em suma, o banco debitará o valor total do contrato diretamente da conta do usuário. Em outras palavras, o contratante pagará de uma vez o consignado, em vez de pagá-lo em parcelas. Por isso, é bom pensar se realmente vale a pena quitar o débito de uma vez.
Seja como for, para cancelar o contrato, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo em que ocorreu o contrato do crédito consignado;
- Escolha a opção “Empréstimo do Auxílio Brasil”;
- Selecione “Consultar contrato”;
- Clique em “Cancelar” (o valor total do contrato será debitado da conta poupança social);
- Confirme o cancelamento do crédito consignado.
Leia também: Bolsa Família: benefício compra cesta básica só em 5 capitais