Crédito consignado do Auxílio Brasil foi aprovado já há um mês, mas o aproveitamento pelos beneficiários não é possível ainda, uma vez que eles aguardam que as instituições financeiras com convênio (bancos) disponibilizem o serviço. Já foi divulgada pelo Ministério da Cidadania as regras da linha de crédito exclusivo para os membros do programa Auxílio Brasil. Portanto, agora resta a liberação pelos bancos autorizados, os quais você conhecerá ao prosseguir com a leitura deste artigo.
Como funcionará o crédito consignado
O consignado é um empréstimo garantido aos membros do Auxílio Brasil e outros programas assistenciais fornecidos pelo Governo Federal. O empréstimo é feito utilizando as parcelas do benefício como garantia, ou seja, as parcelas dele sofrem desconto diretamente no benefício. Para realizá-lo, é preciso procurar uma instituição financeira habilitada junto ao Ministério da Cidadania.
O benefício traz como vantagens o valor das parcelas, que é mais baixo e as taxas de juros, que também são mais baixas. Essa iniciativa visa alavancar a retomada da economia do país e resolver o problema de muitos brasileiros que se encontram em dificuldades financeiras. E ela está dentro do Programa Renda e Oportunidade, que o Governo Federal lançou para tentar impulsionar a abertura do mercado a mais empregos.
Como realizar o empréstimo
Apenas famílias que recebem o Auxílio Brasil ou o Benefício de Prestação continuada têm direito ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Ele poderá ser feito mediante a presença do responsável pela família que recebe o benefício em instituição financeira devidamente autorizada. O limite das parcelas do empréstimo é de 40% do valor do benefício, ou seja, esse valor mensal não poderá ser ultrapassado e não é possível utilizar todo o valor do auxílio para realização do empréstimo. O desconto do pagamento se dará mensal e diretamente no benefício.
Quais são as regras do benefício
Após realizar o empréstimo em instituição financeira liberada pelo Ministério da Cidadania, o beneficiário poderá ser pago em até 24 parcelas mensais. Além disso, ele será devolvido a uma taxa de juros máxima de 3,5%. Essa taxa é a máxima, portanto, o estabelecimento de juros vai variar de banco para banco e é preciso pesquisar aquele que oferece melhores condições.
Quais bancos farão o empréstimo
A Caixa Econômica Federal se manifestou confirmando que o banco fornecerá o empréstimo e, ainda, se comprometeu em manter a taxa de juros bem abaixo do teto. Outros bancos que também têm autorização para concessão do consignado do Auxílio Brasil são:
- Banco Agibank S/A
- Banco Crefisa S/A
- Banco Daycoval S/A
- Banco Pan S/A
- Banco Safra S/A
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
- Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
- Pintos S/A Créditos
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A
As taxas de juros variam, portanto é bom ter o nome de alguns bancos em mente. Como alguns ajustes ainda precisam ser realizados, ainda não houve a liberação do empréstimo. Entretanto, ela não está longe e a previsão é que neste mês mesmo (outubro de 2022) ele esteja disponível para os beneficiários do Auxílio Brasil.
Quero saber se eu aceito no empréstimo para pagar o mercantil onde eu posso fazer compras para casa para comer agradeço esta ajuda.