A Caixa Econômica Federal liberou a oferta do crédito consignado nesta segunda-feira (14). Após duas semanas de suspensão, os usuários do Auxílio Brasil puderam voltar a contratar o empréstimo junto ao banco.
A saber, esta suspensão não foi a primeira realizada pela Caixa. Na verdade, o consignado entrou em operação no país no dia 10 de outubro e, de lá pra cá, a Caixa já interrompeu ao menos três vezes a oferta do empréstimo. E isso poderá acontecer novamente até o final do ano.
De acordo com informações do banco, novas suspensões podem ocorrer nos próximos meses. Em outras palavras, os usuários do Auxílio Brasil que desejam contratar o consignado precisam se apressar, visto que a Caixa poderá suspender a modalidade sem aviso prévio a qualquer momento.
Feirão Serasa Limpa Nome: conheça as vantagens desta edição
Veja o que motivou a suspensão do consignado
No final de outubro, a Caixa já havia congelado as operações do consignado, seguindo a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Contudo, a suspensão foi de apenas 24 horas.
No entanto, desta vez, o prazo de congelamento do consignado foi bem maior, de duas semanas. E isso aconteceu porque, nesse período, está havendo um processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, segundo a Caixa. Em síntese, esse processo envolve o Dataprev, a Caixa Econômica e o Ministério da Cidadania.
De acordo com a portaria que rege o consignado do Auxílio Brasil, os usuários deveriam receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. Contudo, a Caixa vinha enfrentando muitos desafios para conseguir cumprir o prazo. Por isso, pediu um prazo maior para liberar o crédito.
Além disso, o TCU pediu a suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa devido aos riscos envolvendo a operação. No entanto, o ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou o pedido para suspender os empréstimos ofertados pela Caixa.
Leia também: Consignado do Auxílio Brasil: Caixa explica antecipação de parcelas
A caixa não liberou nada não tô indo deis do dia 15 lá e não estão liberando o consignado do auxílio Brasil não