A Caixa Econômica Federal pediu nesta terça-feira (25) um prazo maior para liberar o crédito consignado aos usuários do Auxílio Brasil. A saber, o pedido de ampliação do período foi feito ao Ministério da Cidadania.
Em resumo, os usuários devem receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. No entanto, o prazo deverá subir para cinco dias úteis. Aliás, a Caixa informou que o governo deverá aprovar a solicitação, mas ainda não há confirmação oficial.
Por falar nisso, caso a ampliação do prazo seja oficializada, o crédito solicitado nos últimos dias poderá ser liberado apenas na semana que vem.
Preço do leite cai 9,9% em outubro, aponta prévia da inflação
TCU pede suspensão do consignado pela Caixa
Na véspera, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa. O banco terá 24 horas para apresentar a documentação e se pronunciar sobre a modalidade.
De acordo com o ministro Aroldo Cedraz do TCU, a falta de informações da Caixa pode trazer riscos para o próprio banco. A situação se mostra ainda mais grave devido ao excesso de demanda, com a busca pelo crédito batendo recorde, segundo a Caixa.
“Ressalto a urgência dessa análise pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação apontam para elevadíssimo risco na demora (…), sem prejuízo de que a Caixa, por prudência, cesse imediatamente a liberação de novos valores a partir de empréstimos nessa modalidade como medida de zelo com o interesse público”, disse o ministro.
Consignado do Auxílio Brasil: Caixa CONGELA empréstimos
Mais de 200 mil terão que refazer solicitação do crédito
Ainda na noite de ontem (24), a Caixa informou que mais de 200 mil usuários terão que refazer a solicitação do crédito. A saber, o alto número de buscas pelo crédito provocou lentidão e inconsistências nas operações, e muitas delas terão que ser refeitas.
Vale destacar que muitos usuários já estão sofrendo com a lentidão na aprovação e no pagamento do crédito. Em alguns casos, a espera supera 15 dias, segundo o jornal.
Tudo isso vem causando muita tensão no Planalto. Em suma, aliados do governo afirmam que a demora no pagamento poderá ser ruim para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
O segundo turno acontecerá no próximo domingo (30), e o objetivo do governo é que os usuários tenham o dinheiro em mãos antes da votação.
Leia também: Consumidor segue confiante, mas endividamento preocupa
Quero.o.emprestimo.do.auxilio.brasil
Eu até agora não deu em nada eu acho que esse empréstimo tá virando é uma novela que nunca acaba eu pedi o meu no dia 11 e hj já é 26 e deu aprovado no início depois foi pra processamento e agora cancelado já fui várias vezes na lotérica e na caixa e só escuto sempre a mesma coisa que eu pego o auxílio a menos de 90 dias não é não eu pego desde janeiro eu já perdi as esperanças nesse empréstimo