A Caixa Econômica Federal liberou mais de R$ 4,2 bilhões para o consignado do Auxílio Brasil. A operação, que está em funcionamento no país desde o último dia 10 de outubro, vem alcançando números bastante expressivos. E os contratos com os usuários do programa social confirmam isso.
Em resumo, o consignado permite que os usuários do Auxílio Brasil contratem o empréstimo juntamente aos bancos. E só a Caixa já emprestou um valor bilionário em menos de três semanas de operação.
De acordo com informações divulgadas por uma reportagem do jornal O Globo, mais de 1,6 milhão de contratos foram firmados entre os usuários do Auxílio Brasil e a Caixa Econômica. Esse número se refere apenas aos dez primeiros dias de operação, entre 11 e 21 de outubro.
A saber, o banco iniciou o consignado um dia após a liberação do governo federal. Aliás, as informações obtidas pelo jornal estava presentes em um documento enviado pela Caixa ao Tribunal de Contas da união (TCU).
Vale destacar que o desconto do empréstimo começará a partir do mês seguinte ao acordo firmado. Isso quer dizer que os usuários terão que iniciar o pagamento do consignado em novembro.
Inflação para as famílias de renda mais baixa RECUA 0,32% em setembro
TCU recomenda suspensão do consignado do Auxílio Brasil
Por falar no TCU, o tribunal pediu suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa Econômica Federal. Em síntese, o banco teve 24 horas para apresentar a documentação e se pronunciar sobre a modalidade, e foi esse documento que o jornal O Globo teve acesso.
Segundo o ministro do TCU, Aroldo Cedraz, a falta de informações da Caixa poderia trazer riscos para o próprio banco. A situação se mostra ainda mais grave devido ao excesso de demanda, com a busca pelo crédito batendo recorde, segundo a Caixa.
“Ressalto a urgência dessa análise pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação apontam para elevadíssimo risco na demora (…), sem prejuízo de que a Caixa, por prudência, cesse imediatamente a liberação de novos valores a partir de empréstimos nessa modalidade como medida de zelo com o interesse público”, disse o ministro.
Por fim, a Caixa acatou o pedido do TCU e suspendeu o consignado do Auxílio Brasil. Em suma, o banco não está fazendo depósitos nesta semana.
Leia também: IGP-M: inflação do aluguel CAI 0,97% em outubro, revela FGV