Nesta semana, as redes sociais foram inundadas por diversas reclamações de usuários do Auxílio Brasil. A saber, as queixas se referiam à antecipação das parcelas do crédito consignado. E a Caixa Econômica Federal emitiu uma nota para explicar essa situação.
Em primeiro lugar, vale destacar que o empréstimo consignado permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento ou de benefício do cidadão. Isso quer dizer que as pessoas que contratarem o crédito terão o valor descontado em parcelas mensais de maneira automática.
De acordo com os usuários, os descontos mensais estavam programados para terem início em dezembro deste ano. No entanto, os beneficiários do programa social afirmam que há uma indicação de desconto já em novembro, no aplicativo do Auxílio Brasil.
CONTA DE LUZ mais barata em novembro: bandeira verde alivia bolso
Veja o que disse a Caixa
Em relação a isso, a Caixa explicou que o desconto das parcelas se inicia no mês seguinte ao fechamento do contrato do consignado do Auxílio Brasil. Assim, quem contratou o empréstimo em outubro, teve a sua primeira parcela debitada em novembro. Já quem o fez em novembro, pagará a primeira parcela em dezembro.
“A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania”, explicou o banco.
No mês passado, os usuários do Auxílio Brasil usaram as redes sociais para relatar a longa espera na aprovação e na liberação do empréstimo. Nesta semana, muitos beneficiários do programa social voltaram à internet para criticar a Caixa.
Em síntese, as pessoas que solicitaram o consignado do Auxílio Brasil entre os dias 10 de outubro e 1º de novembro tiveram a primeira parcela descontada agora em novembro.
Aliás, esse prazo engloba todos os contratos firmados até agora com a Caixa, visto que a oferta do empréstimo está suspensa desde o dia 1º de novembro, e só retornará na próxima segunda-feira (14).
Auxílio Emergencial de até R$ 3 mil; saiba quem tem direito
Usuários que não contrataram consignado também reclamam
Além dos problemas citados pelos usuários que contrataram o consignado, algumas pessoas afirmaram que solicitaram o crédito, mas ainda não receberam o valor solicitado. Mesmo assim, já foram informadas sobre o desconto programado para este mês de novembro.
Contudo, a situação mais complicada envolve usuários que nem sequer solicitaram o consignado, mas perceberam a indicação de um desconto na parcela de novembro.
Segundo a Caixa, todos esse casos serão investigados. O banco também adiantou que haverá o cancelamento de todo abatimento ocorrido de maneira incorreta.
As pessoas que sofreram descontos irregulares podem ligar diretamente para o número 121, entrando em contato com o Ministério da Cidadania. Em resumo, a indicação é entrar em contato com o ministério, pois há 12 bancos ofertando o consignado do Auxílio Brasil, e o erro pode ter sido de outro, que não seja a Caixa.
Leia também: Vale-gás: governo vai inserir NOVOS USUÁRIOS em dezembro?