A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (24) que mais de 200 mil pessoas terão que refazer a solicitação do consignado do Auxílio Brasil. A saber, o alto número de buscas pelo crédito provocou lentidão e inconsistências na operação.
De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, o governo federal deverá anunciar a qualquer momento uma mudança na regra do consignado. Em resumo, os usuários devem receber o saldo solicitado em até dois dias úteis depois da solicitação. No entanto, o prazo poderá subir para cinco dias úteis.
Vale destacar que muitos usuários já estão sofrendo com a lentidão na aprovação e no pagamento do crédito. Em alguns casos, a espera supera 15 dias, segundo o jornal.
Tudo isso vem causando muita tensão no Planalto. Em suma, aliados do governo afirmam que a demora no pagamento poderá ser ruim para a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.
O segundo turno acontecerá no próximo domingo (30), e o objetivo do governo é que os usuários tenham o dinheiro em mãos antes da votação.
Crédito pessoal fica 3% MAIS CARO em outubro, revela Procon-SP
Prazo estendido de pagamento não deverá se limitar à Caixa
O jornal O Estado de São Paulo também informou que o novo prazo para o recebimento do pagamento não deverá ser estendido apenas para a Caixa Econômica. Na verdade, isso também deverá atingir todas as outras 11 instituições homologadas para ofertar o crédito consignado do Auxílio Brasil.
Por falar nisso, informações de bastidores indicam que outros bancos já estavam pedindo um prazo maior ao governo para realizar o pagamento do empréstimo.
Saiba quando o LOTE RESIDUAL de restituição do IR será pago
TCU pede suspensão do consignado do Auxílio Brasil
Nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu a suspensão do consignado do Auxílio Brasil ofertado pela Caixa. A saber, o banco terá 24 horas para apresentar a documentação e se pronunciar sobre a modalidade.
De acordo com o ministro Aroldo Cedraz, a falta de informações da Caixa pode trazer riscos para o próprio banco. A situação se mostra ainda mais grave devido ao excesso de demanda, com a busca pelo crédito batendo recorde, segundo a Caixa.
“Ressalto a urgência dessa análise pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação apontam para elevadíssimo risco na demora (…), sem prejuízo de que a Caixa, por prudência, cesse imediatamente a liberação de novos valores a partir de empréstimos nessa modalidade como medida de zelo com o interesse público”, disse o ministro.
“[A paralisação vale] até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na Representação”, disse o ministro.
Leia também: Aumento REAL do SALÁRIO MÍNIMO: entenda o que isso quer dizer
meu auxílio Brasil Brasil foi cortado por Bolsonaro o nosso presidente gostaria de voltar a receber novamente pois esse dinheiro eu usava pra comprar meus medicamentos e agora nem estou podendo comprar mais sou hipertença diabética e estou com desgaste nos ossos das pernas e da coluna sou trabalhadora rural gostaria de voitar a receber o auxílio novamente