O consignado Auxílio Brasil, crédito destinado aos beneficiários do programa, saiu há pouco tempo, mas vem sofrendo com alguns problemas. E por isso, os brasileiros que tentaram realizar o empréstimo hoje, dia 25 de outubro de 2022, não conseguiram. Continue acompanhando este artigo para entender exatamente porque isso está acontecendo.
Entenda o congelamento do consignado
O que vem sendo dito há alguns dias, de fato, se concretizou, havendo a suspensão do consignado do Auxílio Brasil. E isso se deu mediante uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), o que faz com que não aconteçam liberações dos valores pelo banco que está oferecendo o benefício, qual seja, a Caixa Econômica Federal.
Por ser um banco público e que é responsável pelo pagamento do Auxílio Brasil a milhares de famílias brasileiras, o TCU emitiu notificação, exigindo prestação de contas sobre o consignado Auxílio Brasil. A intenção é obter mais informações sobre a liberação do empréstimo, de forma que reste comprovado que ela não acontece mediante fins eleitorais.
Além disso, documentos comprovando que o empréstimo visa atender a interesse público também serão necessários nessa prestação de contas. Tudo isso é necessário não apenas para manter as eleições limpas, como também pensando no bem-estar das famílias que realizarem o empréstimo.
Isso porque muitas pessoas podem acabar se prejudicando financeiramente por causa dele. E há, inclusive, relatos de que os valores tenham sido lançados nas parcelas do benefício Auxílio Brasil de forma imprudente. Por isso, as explicações por parte do banco são necessárias, se quiser continuar fornecendo o serviço.
Quando o consignado Auxílio Brasil voltará a funcionar
Após a notificação do TCU ser recebida pela CAIXA, a liberação do consignado Auxílio Brasil foi suspensa, o que deverá acontecer até que o banco envie as documentações e preste ao banco os esclarecimentos solicitados pelo TCU e que elas sejam analisadas. Isso significa que, primeiramente, o banco deverá cumprir o solicitado e, depois disso, o Tribunal examinará a documentação para avaliar a liberação do benefício novamente.
Existem outros bancos que fazem o empréstimo
O banco ao qual o TCU realizou a solicitação de prestação de esclarecimentos a respeito do consignado Auxílio Brasil foi, exclusivamente, a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, aquelas pessoas que tentaram obter a liberação do empréstimo nela, mas não conseguiram, podem tentar em outros bancos. Isso porque algumas outras instituições financeiras têm autorização para realizar o empréstimo aos beneficiários do Auxílio Brasil. São elas, por exemplo, Facta financeira, Agibank, Banco daycoval, Zema financeira, Capital consig, dentre outras.
É importante, no entanto, se atentar quando for procurar pela liberação do empréstimo em outra instituição financeira. Isso porque cada uma delas trabalha com taxas e juros diferentes, o que pode gerar o endividamento daquelas famílias que optarem por realizá-lo.
Esse é, inclusive, uma das preocupações do TCU relacionadas ao consignado Auxílio Brasil: o endividamento da população que, ao ter acesso ao valor, pode recorrer ao empréstimo, ainda que não seja caso de urgência. E isso pode gerar, por consequência, a inadimplência daqueles que não terão como arcar com a dívida.