Os beneficiários do Auxílio Brasil que forem em busca na nova modalidade de crédito consignado terão um prazo maior para terem acesso ao dinheiro.
Isso porque a Caixa Econômica Federal solicitou ao Ministério da Cidadania o intervalo de cinco dias úteis para a liberação da linha de crédito, e não mais os iniciais dois dias.
Assim, os empréstimos solicitados no dia 24 de outubro só serão liberados após o segundo turno das eleições.
“A Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada [pelo Tribunal de Contas da União]”, destacou a instituição financeira.
Interrupção no consignado do Auxílio Brasil
Cabe mencionar que na noite da segunda-feira (24), o banco tinha anunciado um congelamento de 24 horas na liberação dos empréstimos. No entanto, informou que o beneficiário continua a poder pedir a linha de crédito no aplicativo Caixa Tem e nas agências físicas. Então, apenas a liberação do dinheiro demandará mais tempo.
A saber, de acordo com a Caixa, com o prazo de cinco dias, o banco está cumprindo a sugestão do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal de Contas da União (TCU) para suspender a linha de crédito.
Vale lembrar que o ministro Aroldo Cedraz deu 24 horas para o banco explicar o impacto do empréstimo consignado do Auxílio Brasil sobre a análise de risco e os possíveis prejuízos com a linha de crédito.
Em despacho, Cedraz acatou parcialmente representação do Ministério Público de Contas e pediu esclarecimentos à Caixa.
Segundo o despacho, não cabe ao TCU avaliar os possíveis impactos eleitorais da concessão de crédito consignado do Auxílio Brasil. Cedraz encaminhou uma cópia do processo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que analise o caso.
Ainda mais, ao pedir explicações à Caixa, o ministro do TCU sugeriu que o banco suspendesse a concessão de empréstimos consignados do Auxílio Brasil até que o órgão termine de analisar os documentos da instituição financeira.
Em nota, o banco informou que o envio das respostas “será plenamente atendido no prazo estabelecido [24 horas]”.
Desse modo, entre os documentos que a Caixa deverá encaminhar ao TCU estão pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas que tratem sobre precificação, critérios de concessão, taxas de juros, rentabilidade, inadimplência esperada, aprovação da linha de crédito relativa ao crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e gestão de riscos associados à operação.
Por fim, cabe pontuar que a Caixa enviou a documentação ao TCU no início da noite desta terça-feira (25). Segundo o banco, foram emprestados R$ 4,291 bilhões a 1,681 milhão de pessoas desde 11 de outubro.
Com informações da Agência Brasil
Confira ainda: Quem vai ter que REFAZER o CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL? Veja aqui
Tá uma pouco vergonha o consignado pela. Caixa tá dando só a palavra vc não tem direito pela amo de deus tô tentando des do começo e nada até agora
E verdade r um lixo o meu só diz que está em analise só isso, e fica com esta bosta de cancela ou nao cancela, isso e coisa de política isso não passa de golpe só pra eleição estes bostas diretores etc. Bando de lixo
Isso e td mentira só pra enganar agente entra lá e fala vc não pode fazer
Tentei várias vezes só hj tive na caixa e o gerente me falou que não tenho direito pois tenho dívidas anteriores na Caixa. Como assim ? Uma vergonha mesmo essa seleção pois é descontado direto no auxílio, fora a demora pra dar alguma resposta
Ainda não vi ninguém que eu conheço ter conseguido o empréstimo tudo isso é um golpe político, estou tentando desde o dia 11 e diz que não me enquadro, cadê as outras instituições para agilizar o empréstimo? 11 bancos e só a lotérica e caixa? Absurdo.
Infelizmente não tem como acessar o empréstimo
Sempre aparece uma mensagem que o sistema parou ou não foi liberado
Jogada política isso,11 bancos disponíveis. Tentei pela caixa e a mensagem é, no momento vc não se enquadrar,tentei pelo pan fiquei mil anos em análise, e o contrato foi cancelado, tentei crefisa estou em analise quase um mês.
Resumindo tudo mentira