A Caixa Econômica Federal vai retomar a concessão de crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil. Ao menos foi o que declarou, nesta quarta-feira (9), a presidente-executiva do banco, Daniella Marques.
“Boa parte do crédito tomado por esse público é para pagar dívida de custo mais alto”, disse a executiva durante teleconferência sobre os resultados do terceiro trimestre. “Estamos reduzindo as despesas com juros dessas famílias”.
Suspensão do consignado do Auxílio Brasil
De acordo com Daniela Marques, as concessões desta linha estão momentaneamente suspensas devido ao processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil por parte do Dataprev, mas serão retomadas em breve.
Vale destacar que as declarações de Marques vêm após acusações de que o programa tinha um caráter eleitoral, uma vez que foi lançado cerca de dois meses antes da corrida presidencial.
Como divulgado aqui no Brasil 123, o banco havia sinalizado um período de interrupção na oferta da modalidade.
“A Caixa informa que, durante o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania, a partir de 19h do dia 01/11/2022, até às 07h do dia 14/11/2022, o Consignado Auxílio não estará disponível para contratação”, pontuou em nota.
Para quem não tomou conhecimento, cabe mencionar que na Caixa, o consignado Auxílio Brasil apresenta taxa de juros de 3,45% ao ano. Ainda mais, ele pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.
Veja ainda: CADASTRO ÚNICO: Veja quem é OBRIGADO a atualizar até esta semana
Interrupções
Além desta pausa, cabe ressaltar que de 21 a 24 de outubro, a Caixa já havia paralisado as contratações para uma manutenção tecnológica. Também em 24 de outubro, a Caixa cumpriu orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou, por mais 24 horas, a liberação do crédito.
Avaliação do TCU sobre o consignado Auxílio Brasil
Por fim, nesse gancho de que o Ministério Público chegou a pedir que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendesse a concessão do consignado na Caixa Econômica, vale mencionar que a suspensão ficou por apenas 24 horas.
Isso porque o órgão arquivou o pedido na semana passada, após receber as informações solicitadas ao banco com todo o detalhamento da operação.
Confira também: KIT ANTENA DO CADASTRO ÚNICO: Ligue para saber se tem direito! Veja aqui o número