Para que você conserve o café por mais tempo, nós separamos algumas dicas imperdíveis nesta matéria. Acompanhe:
Dica imperdível para conservar café por mais tempo
A conservação do café por mais tempo depende de três fatores externos que estão diretamente relacionados com esse fruto. A iluminação, a umidade e os extremos de temperatura são os fatores mais importantes para você levar em conta na hora de conservar café por mais tempo. Então, agora que já entendeu o que influencia na qualidade deste fruto, veja abaixo algumas dicas para conservar café por mais tempo:
Entenda cada tipo de café
Antes de qualquer coisa, você precisa entender que existe o café verde, o café torrado e o café moído e que cada um deles depende de uma série de cuidados. O café verde (cru) é o mais resistente que existe e quando é conservado corretamente, a durabilidade desse fruto perdura por anos. O local ideal para conservar café verde por mais tempo é longe da luz, com temperaturas médias de 18°C e umidade de 60%.
O café torrado tem uma vida útil mais curta do que o verde e, quando aberta a sua embalagem, esse produto deve ser guardado em latas ou embalado a vácuo. Os potes precisam estar protegidos contra a luminosidade e, desde que esses cuidados sejam mantidos, os grãos podem durar até dois meses com qualidade.
Nunca guarde na geladeira
O café nunca deve ficar na geladeira, já que o frio congela os óleos essenciais presentes neste fruto. Desse modo, as características marcantes desse produto se perdem quando você o armazena em locais frios em excesso. Algumas características diminuem quando você coloca o café na geladeira e outras se perdem completamente quando você conserva os grãos no refrigerador.
Além disso, o café é capaz de absorver aromas presentes ao seu redor e, obviamente, a geladeira não tem produtos que passarão uma boa experiência para o café, não é mesmo?
Cuidados com o café moído
Você notou que citamos o café moído acima, mas não falamos sobre o seu armazenamento? Nós deixamos esse produto por último, já que ele é o mais comum e o mais problemático também. Afinal, o café moído perde o sabor e o aroma com uma velocidade imensamente superior aos outros tipos que citamos acima.
Por isso, quando você abre a embalagem de café moído, o consumo deve ser feito em apenas alguns dias. Depois disso, a sua experiência não vai ser mais tão agradável. Os grãos devem ser moídos na hora que a bebida for feita, pois assim você consegue apreciar toda a qualidade.
No entanto, se você não tem como moer o café na sua casa, uma boa opção seria apostar em cafeteiras que realizam esse trabalho rapidamente. Para que você conserve o café por mais tempo depois que ele estiver moído, saiba que é preciso manter a embalagem longe da luz, fechado à vácuo e em temperatura ambiente para garantir a qualidade da sua bebida.