Para que o corpo funcione bem exercendo todas as suas funções plenamente são necessários inúmeros nutrientes, como as vitaminas e os minerais, por exemplo. Dentre as vitaminas que são fundamentais está a vitamina A. Você sabe quais as consequências da falta de vitamina A no organismo? Leia este post e veja.
Grande parte das vitaminas é disponibilizada ao organismo por meio da alimentação, e a vitamina A é uma delas. Portanto, a falta de vitamina A decorre de uma alimentação pobre nessa vitamina. Além disso, a deficiência desse nutriente pode ocorrer devido a algum distúrbio hepático ou de absorção.
Isso é prejudicial à saúde, pois a vitamina A é utilizada para que o organismo realize funções vitais como, por exemplo, a visão. Sendo, portanto, a cegueira noturna um dos sintomas iniciais da ausência dessa vitamina. Além disso, os olhos, tecidos e pele costumam ficar mais ressecados, contribuindo para o desenvolvimento de infecções.
Para que a deficiência desse nutriente seja diagnosticada é necessário realizar um exame de sangue, mas existem alguns sinais que fazem com que o indivíduo fique em alerta. E saiba que a suplementação dessa vitamina por um período de alguns dias resolve o problema de deficiência.
Consequências da falta de vitamina A no organismo
A vitamina A é fundamental para que as células nervosas responsáveis pela sensibilidade da retina à luz funcionem plenamente. Além disso, ela contribui para o bom revestimento dos pulmões e do intestino, protegendo-os de infecções. Então, quais as consequências da falta de vitamina A no organismo?
Xeroftalmia
O sintoma que costuma surgir primeiro em casos de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, uma vez que essa vitamina é fundamental para o funcionamento da retina. Depois, a conjuntiva e as córneas oculares podem ficar desidratadas e mais espessas, resultando em um problema denominado xeroftalmia. Em casos mais graves, a xeroftalmia pode evoluir para cegueira.
Problemas na pele
A carência de vitamina A pode fazer com que o individuo tenha hiperqueratose folicular. A hiperqueratose é um problema em que tampões de queratina entopem os folículos pilosos da pele, assim, a pele fica mais espessa. Isso deixa a pele com um aspecto parecido com a pele de galinha, ficando também mais seca e áspera.
As áreas atingidas inicialmente por esse problema são os antebraços e as coxas, podendo se estender para o restante do corpo com o tempo.
Crescimento deficiente
A deficiência de vitamina A no organismo pode fazer também com que as crianças tenham o crescimento atrasado, uma vez que esse nutriente é fundamental para que os ossos cresçam. Além disso, o paladar e olfato podem sofrer alterações, dessa forma, os alimentos perdem o sabor, fazendo com que a criança coma menos.
O sistema imune, responsável pela defesa do organismo, também não funciona muito bem quando a vitamina A está em falta, fazendo com que crianças e bebês, principalmente, fiquem mais suscetíveis a infecções. Inclusive, grande parte das crianças que possuem falta de vitamina A grave podem chegar a óbito.
Como você viu, a deficiência da vitamina A no organismo pode trazer consequências terríveis para sua saúde. Então busque consumir alimentos ricos dessa vitamina diariamente.