Após uma pausa no calendário neste final de semana, a partir desta segunda-feira (24), a Caixa Econômica Federal retoma os pagamentos do Auxílio Brasil, com os repasses no valor mínimo de R$ 400.
Neste mês, cerca de 3 milhões de famílias foram inseridas no programa social, contemplando, portanto, um total de 17,5 milhões de famílias brasileiras.
Benefícios do Auxílio Brasil
A saber, o núcleo básico tem três benefícios: o Benefício Primeira Infância, o Benefício Composição Familiar e o Benefício Superação da Extrema Pobreza.
Existem ainda seis benefícios que interligam outras políticas públicas. São eles: o Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Bolsa Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.
Consegui um emprego, mas e agora? Eu perco o meu benefício?
De acordo com as regras do programa anterior, o Bolsa Família, quando uma pessoa assinava uma carteira de trabalho, muitas vezes ela perdia o benefício.
No entanto, no Auxílio Brasil, se você conseguir uma colocação no mercado de trabalho com carteira assinada, vai receber um estímulo para seguir adiante.
Em resumo, não apenas o beneficiário tem a permanência garantida no programa por um período, como ainda recebe uma ajuda de R$ 200 para seguir adiante e se reinserir no mercado de trabalho.
Qual a data de recebimento do Auxílio Brasil?
O calendário de pagamentos do novo programa social é exatamente o mesmo do Bolsa Família. Isto é, os créditos são realizados nos últimos 10 dias úteis do mês, escalonado pelo Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de janeiro;
- NIS de final 2 – 19 de janeiro;
- NIS de final 3 – 20 de janeiro;
- NIS de final 4 – 21 de janeiro;
- NIS de final 5 – 24 de janeiro;
- NIS de final 6 – 25 de janeiro;
- NIS de final 7 – 26 de janeiro;
- NIS de final 8 – 27 de janeiro;
- NIS de final 9 – 28 de janeiro;
- NIS de final 0 – 31 de janeiro.
Canais de Atendimento
Os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar os valores e outras informações sobre o programa através da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121, ou ainda diretamente no Aplicativo Auxílio Brasil.
Veja também: Abono PIS/Pasep: Trabalhador já pode consultar se tem direito ao benefício