O chow chow é o famoso cachorro da língua azul. Impossível não ficar encantado com sua beleza. Elegante, com seus pelos brilhantes e fartos, há quem diga que se parece com um leão, só que com o temperamento bem diferente: são super calmos. É uma raça de cães do tipo spitz, originária da China.
Personalidade do chow chow
Donos de uma personalidade carinhosa, são muito apegados aos tutores. Nem sempre são sociais com estranhos, podendo agir com indiferença nestes casos. Não gostam de ser agarrados, provocados ou ameaçados. No entanto, são muito amorosos e protetores com sua família. Também costumam ser independentes e um pouco teimosos. Quando treinados tornam-se ótimos cães de guarda, reagindo bem a situações de ameaça.
Além disso, os chow chows ficam bem sozinhos, pois não costumam ser grudados nos donos nem pedir atenção o tempo todo. São ótimos companheiros de aventuras e precisam de uma rotina de exercícios. Por isso, sem a ajuda de seu tutor, ele pode ficar horas deitado. Então, para manter sua saúde em dia, o ideal é fazer caminhadas que ajudem a manter o porte físico.
Características
Extremamente peludos, possuem também uma camada de subpelo muito densos, o que não é o ideal para os padrões de clima brasileiros. Por isso, vemos por aqui alguns chow chows totalmente tosados. Sua cor mais habitual é a dourada, mas também existem os pretos unicolores, os azuis, brancos, chumbo e creme, que são menos vistos.
Eles são cães de porte médio, robustos e com musculatura forte. Estão sempre alertas e são muito corajosos. Mas precisam de cuidados, pois se cansam rápido, por não suportarem bem o calor. Não é indicado que façam caminhadas longas.
Consulte sempre o médico veterinário para saber como oferecer ao seu chow chow a melhor qualidade de vida possível. Esse fofão merece!
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário.
Veja aqui sobre ansiedade em pets.