É bastante comum que bancos tradicionais com agências físicas cobrem uma taxa mensal pelo uso das ferramentas e serviços disponibilizados pelo banco. Esta cobrança costuma variar entre uma instituição financeira e outra, bem como o tipo de conta que o cliente possui.
A tendência é que quanto mais vantajosa for a conta por meio da oferta dela, maior será a taxa cobrada. Vale ressaltar que, pode haver mais de uma cobrança além da taxa fixa mensal. Normalmente estão relacionadas ao:
- Cartão de crédito;
- Empréstimo pessoal;
- Empréstimo consignado;
- Cheque especial;
Com a chegada dos bancos digitais há pouco tempo, estes custos no bolso do consumidor foram amenizados. Isso porque, praticamente todas as instituições financeiras com foco no modelo virtual não costumam cobrar boa parte destas taxas, sobretudo a mensal. E é justamente isso que tem atraído cada vez mais clientes para este novo formato de transações financeiras e causando uma concorrência extrema.
A possibilidade de promover a gratuidade nos serviços bancários foi regulamentada pelo Banco Central do Brasil (BCB), ainda que de maneira limitada. O banco publicou uma Resolução que assegura ao cliente o acesso a todos os serviços e ferramentas básicos oferecidos pelos bancos sem nenhum custo. Vale destacar que a regra precisa ser seguida por todas as instituições financeiras, sem exceções.
No entanto, existem três serviços que se destacam na alternativa de zerar os custos, e que devem ser levados ao conhecimento do consumidor brasileiro. São eles:
Transferências bancárias
Embora as transferências bancárias para a mesma instituição bancária não costumam ser cobradas, quando a transação ocorre entre agências distintas, existe a possibilidade de a cobrança chegar a R$ 10 por transferência. Uma alternativa para evitar este custo é o cadastro de chaves PIX.
O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central há quase um ano. A ferramenta que possui a mesma funcionalidade do TED e DOC, foi incrementada com uma nova tecnologia que garante a conclusão do procedimento em até 10 segundos, a qualquer hora do dia, sete dias por semana, até mesmo aos finais de semana e feriados. Outra vantagem é que ele é inteiramente gratuito.
Extrato bancário
Normalmente, os bancos tradicionais limitam a retirada de extratos bancários no modelo físico diretamente pela instituição financeira. Portanto, além do limite de uso, podem haver cobranças extras que pegam o cliente de surpresa ao verificar o saldo em conta.
Para evitar esta cobrança, recomenda-se que o cliente do banco se habitue a usar o internet banking disponível para os sistemas Android e iOS. O aplicativo do banco permite ao consumidor o acesso integral a todas as transações financeiras que normalmente, tempos atrás, eram viabilizadas somente nas agências físicas. O acesso ao extrato digital fica disponível durante três anos no histórico, podendo ser feito o download ou as capturas de tela.
Aplicativos de organização
A organização caminha de mãos dadas com a vida financeira. Para evitar qualquer imprevisto, muitas pessoas decidem pagar pelo uso de aplicativos com foco nesse serviço. Porém, um meio de economizar é através das ferramentas do Google, que estão cada vez mais completas e são gratuitas.