Se você quer conhecer todos os benefícios do CadÚnico, então está no lugar certo! Muitas pessoas pensam que o CadÚnico serve só para a solicitação de benefícios de transferência de renda, como o Bolsa Família. No entanto, mesmo quem não está apto a receber nenhum benefício social do Governo, ainda pode se cadastrar no CadÚnico e obter algumas vantagens.
Buscando ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, separamos algumas informações importantes sobre o CadÚnico para te passar, tais como quais as vantagens de ser cadastrado e como fazer esse registro.
Além disso, ainda vamos passar uma lista com todos os pré requisitos que você precisa ter para ser incluído no CadÚnico.
Por isso, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre esse tema!
O que é CadÚnico?
O Cadastro Único, ou CadÚnico, como é mais conhecido, é um banco de dados que o Governo dispõe sobre as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
Quando uma pessoa faz seu cadastro no CadÚnico, ela passa dados importantes, tais como a quantidade de pessoas que moram na casa, a situação de saúde de cada uma delas, escolaridade, tipo e tamanho da residência, situação de renda per capita e trabalho, entre outras.
Através dessas informações, os órgãos governamentais responsáveis pelos programas sociais conseguem identificar exatamente quais são as famílias que precisam de auxílios para conseguirem se manter e assim, a margem de pobreza do país pode ser reduzida.
Quem pode se cadastrar no CadÚnico?
Muitas pessoas pensam que somente podem ter cadastro no CadÚnico as pessoas que necessitam de ajuda do Governo para sobreviverem, no entanto, todos os brasileiros que atenderem aos pré-requisitos podem se registrar e obter algum dos benefícios de quem tem o Cadastro Único.
Veja abaixo uma lista das exigências para se inscrever no CadÚnico:
- Ter uma renda per capita, ou seja, por pessoa que mora na mesma casa, de até meio salário mínimo;
- Ter uma renda mensal total de até 3 salários mínimos.
Além disso, conforme já dissemos anteriormente, os benefícios sociais de transferência de renda não são as únicas vantagens de quem está cadastrado no banco de dados do Governo. Por isso, se você e sua família atenderem aos pré-requisitos, vale a pena se registrar no CadÚnico.
Quais os benefícios do CadÚnico?
Os benefícios concedidos às famílias cadastradas no CadÚnico são muitos. Mas, para ajudar você a entender melhor, nós separamos uma lista com os principais deles. Confira:
- Auxílio Brasil, que agora voltou a se chamar Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada, o BPC – Loas;
- Acesso ao programa Minha Casa Minha Vida;
- Isenção da taxa em concursos públicos;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Serviços Assistenciais;
- ID Jovem;
- ENEM;
- Programa Água para Todos;
- Bolsa Verde;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Peti;
- Bolsa Estiagem, entre outros.
Então, agora que você já conhece todos os benefícios do CadÚnico, é só ir até o CRAS de sua cidade portando todos os documentos pessoais, seus e de todas as pessoas que moram com você, para se cadastrar e usufruir de todos esses benefícios!