Com o passar do tempo alguns sinais que surgem no corpo indicam que a idade também está avançando, e um desses sinais é a ruga. A presença das rugas incomoda muitas pessoas, que buscam formas de tratar esse problema. Se você deseja se livrar das rugas, conheça quais são os principais tipos de tratamentos para rugas aqui.
As rugas são algumas marcas que surgem na pele devido ao envelhecimento, que promove a redução do colágeno e tonicidade da pele. Por isso, indivíduos das mais variadas idades procuram tratamentos para esse problema. Além disso, ainda que o tratamento de rugas esteja diretamente relacionado à idade, alguns hábitos podem favorecer o aparecimento dessas marcas. São eles: hábito de fumar, alimentação ruim, exposição aos raios solares sem proteção, desidratação, sono desregulado, dentre outros.
Quais são os principais tipos de tratamentos para rugas
Como o surgimento de rugas não depende exclusivamente da idade do indivíduo, cuidar da pele e adotar medidas preventivas é fundamental. Então, antes de compreender quais são os tipos de tratamentos para rugas, é preciso saber que os cuidados com a pele e as medidas de prevenção devem permanecer mesmo após o tratamento.
Sendo assim, não deixe de realizar a limpeza do rosto com produtos adequados, utilize protetor solar, cremes rejuvenescedores e não durma de maquiagem. Mas se as rugas estão te incomodando e se você deseja saber quais são suas opções para resolver este problema, veja abaixo quais são os principais tipos de tratamentos para rugas:
Toxina botulínica
A toxina botulínica tem sido muito útil nos dias atuais, especialmente depois que os cirurgiões-dentistas especializados em harmonização orofacial começaram a realizar esse tipo de procedimento. Talvez você nunca tenha ouvido fala no procedimento por esse nome, mas certamente já ouviu falar em botox. Então, é a mesma coisa.
O Botox é um procedimento muito indicado para quem possui muitas rugas na região do rosto, que se acentuam quando o indivíduo realiza movimentos com os músculos da mímica facial. São exemplos clássicos: o surgimento dos pés de galinha quando o indivíduo sorri ou as linhas de expressão marcadas na região da testa, por exemplo. Além disso, o tratamento com toxina botulínica pode ser realizado por pessoas que ainda não têm as rugas tão marcadas, como forma de prevenção.
Preenchimento facial
O preenchimento facial também corresponde a outro procedimento que tem sido muito utilizado pelas pessoas em geral. Apesar de muitos indivíduos acharem que o preenchimento facial e o botox são a mesma coisa, isso não é verdade. O preenchimento atua em locais específicos do rosto, amenizando o aspecto de sulcos e rugas, já a toxina botulínica, como mencionado anteriormente, atua nas áreas onde o movimento dos músculos afetou a pele.
Um exemplo clássico de caso de preenchimento facial é o preenchimento realizado para atenuar o aspecto do bigode chinês. Geralmente, as áreas são preenchidas com ácido hialurônico, que deixa a área de aplicação mais hidratada, uma vez que promove a atração de água para o local.
Existem ainda os cremes rejuvenescedores. Porém, se você deseja obter um resultado mais rápido e satisfatório, os procedimentos citados acima são mais indicados. Não se esqueça de procurar profissionais capacitados para realizar seus procedimentos.