A trombose é uma doença causada por coágulos formados no interior de veias mais profundas nas pernas (na maioria dos casos). Em alguns casos, a trombose pode causar embolia pulmonar que é uma agravação do quadro que depende de um tratamento realizado com urgência para obter melhores resultados. Conheça os sintomas mais comuns da trombose e suas possíveis causas.
Quais os sintomas mais comuns de trombose
Quanto mais cedo for identificada a trombose, melhores serão os resultados do tratamento dessa doença que pode se tornar complicada. Portanto, o ultrassom e dosagem de D-dímero no sangue são essenciais para identificação prévia desse problema e, com isso, será dado início ao tratamento.
Em casos de suspeita de trombose venosa profunda, saiba que é preciso buscar a emergência mais próxima para iniciar o tratamento rapidamente. Afinal, esse quadro pode se agravar e se tornar até mesmo uma embolia pulmonar que necessita de cirurgia. Veja a seguir os sintomas mais comuns de trombose para procurar o médico:
Principais sintomas de trombose
Ao notar quaisquer sintomas comuns de trombose mencionados a seguir, procure um médico em um pronto atendimento, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, menor o seu sofrimento e maior as chances de recuperação dessa doença. Confira:
- Inchaço em alguma perna;
- Dor constante e insuportável na perna afetada;
- Perna com pontos de vermelhidão;
- Calor intenso na região afetada;
- Dificuldade de apoio sobre a perna afetada;
- Dor ao tocar na área afetada;
- Endurecimento da pele na perna que está com trombose.
Apesar de ser mais comum nas pernas, a trombose também pode acontecer em outras partes do corpo, já que se trata de uma doença que atinge as veias. Por isso, os braços também podem sofrer também com essa enfermidade, mesmo que isso aconteça raramente nesses membros.
Possíveis causas de trombose
Como foi dito anteriormente, a trombose caracteriza-se pela formação de coágulo, geralmente em uma das pernas, que acontece pela má circulação de sangue no local. Por causa disso, o risco acontece mais em pessoas que possuem dificuldade para mover esses membros.
Ou seja, pessoas acamadas por muito tempo, sedentárias, gestantes ou usuários de drogas são as principais vítimas dessa enfermidade. No entanto, ainda existem pessoas que possuem histórico familiar para essa doença ou algumas crônicas como câncer, diabetes, hipertensão que podem levar ao risco maior de contrair a doença via herança genética.
Como é feito o tratamento de trombose
Agora que já sabe quais os sintomas comuns de trombose, é claro que deve estar se perguntando sobre o tratamento, não é mesmo? Geralmente, isso é feito no hospital com medicamentos anticoagulantes ministrados por um especialista em saúde. As drogas injetáveis mais comuns são heparina e warfarina.
No entanto, em alguns casos, os médicos optam pela trombólise, ou seja, uma maneira de dissolver o coágulo presente nas veias com medicamentos injetáveis. Desse modo, mesmo que possa ser curada por meio desses procedimentos, o risco de aparecimento desses sintomas comuns de trombose é alto, portanto, o uso de anticoagulantes é indicado durante um longo período de tempo para evitar o retorno da doença.