Hoje nós vamos passar algumas informações para que você conheça prazo limite para Imposto de Renda MEI.
Todos os anos, os Microempreendedores Individuais precisam enviar uma declaração dos ganhos e gastos da microempresa.
Acontece que o prazo desta declaração é diferente do IR de pessoas físicas. Dessa forma, para que você entenda melhor como funciona, nós separamos algumas informações importantes sobre esse assunto para te passar.
Por isso, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre a declaração do Imposto de Renda MEI.
O que é o Imposto de Renda MEI?
O Imposto de Renda MEI é uma declaração anual que todos os Microempreendedores Individuais precisam fazer sobre os ganhos e gastos da microempresa.
Apesar de ser bem parecido com o IR de pessoas físicas, há algumas divergências consideráveis entre as duas declarações. A começar temos o prazo, que é diferente entre o IR MEI e o IR de pessoas físicas.
Além disso, os valores a serem pagos por meio desses impostos também é diferente. Conforme os cálculos são feitos individualmente, levando em conta todos os ganhos e gastos das empresas e pessoas físicas.
Qual é o prazo limite para Imposto de Renda MEI?
Todos os anos, os Microempreendedores Individuais precisam enviar um documento para a Receita Federal declarando todos os ganhos e gastos com a empresa no ano anterior, bem como a declaração do Imposto de Renda. No entanto, o prazo para envio deste formulário é diferente, e em 2023, ele já está em aberto.
Como o prazo final está previsto para o dia 31 de maio, os trabalhadores MEIs precisam agilizar os documentos pois será necessário o envio deles para a Receita. Então, caso isso não ocorra, a empresa pode ficar em condição de inadimplência junto a Receita, e isso pode fazer com que haja o cancelamento do CNPJ da microempresa.
Ademais, o microempreendedor também fica impedido de emitir notas fiscais, o que faz com que a empresa não possa prestar serviços a outras empresas, diminuindo os ganhos e prejudicando o crescimento e o funcionamento da empresa.
Quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda MEI?
Todos os trabalhadores MEIs que possuem um CNPJ precisam fazer a declaração do Imposto de Renda MEI.
Para isso, devem se atentar aos valores dos ganhos, que não podem ultrapassar uma quantidade anual de R$81 mil.
Além disso, os Microempreendedores Individuais que não tiveram nenhum tipo de rendimento no ano calendário, mas mesmo assim mantiveram o CNPJ ativo, também precisam declarar o IR MEI para evitar problemas com a Receita Federal.
O que precisa colocar na declaração do Imposto de Renda MEI?
Os trabalhadores MEIs precisam colocar todas as despesas, ganhos, créditos e bens que estão registrados com o CNPJ da empresa.
O montante de todos os rendimentos tributáveis e não tributáveis, também devem ser colocados no documento, mas devidamente separados, para que a análise feita pela Receita Federal seja facilitada.
Agora que você já sabe qual é o prazo limite para Imposto de Renda MEI, e como fazer a declaração. Basta juntar as informações e enviá-las para a Receita Federal, e assim, evitar problemas para sua empresa.