Você conhece os sintomas da H1N1? A gripe H1N1 ficou famosa a partir de 2009, quando uma epidemia deste vírus matou 2.000 pessoas no Brasil, sendo assim, hoje devemos nos prevenir desse vírus tomando a vacina e ficando em alerta com os sintomas, para que possamos nos prevenir com eficiência dessa doença. Hoje, nós do Brasil 123, iremos te mostrar todos os sintomas da H1N1 para que você possa tomar todos os cuidados necessários caso esteja com algum deles.
H1N1
Em 2018, entre as pessoas que adquiriram este vírus, 65% morreram. Assim, a partir do surgimento da vacina, o número de mortes reduziu significativamente, e hoje a gente sente sintomas mais leves da doença. Todavia o vírus ainda continua ativo, por isso que nós vamos indicar os sintomas da H1N1, para que você se previna e não corra riscos.
O que é gripe H1N1
É uma doença causada pelo vírus Myxovirus influenzae, também chamado de Influenza A H1N1, que é uma mutação do vírus da gripe comum.
Sua transmissão acontece da mesma forma que a do vírus da gripe comum, mas possui sintomas mais agressivos. Assim, é preciso identificá-la e tratá-la no início da infecção.
Em pessoas pertencentes aos grupos de risco como, idosos, crianças, imunossuprimidos, gestantes e portadoras de doenças crônicas, a gripe H1N1 ainda é mais agressiva e letal. Por isso que esses grupos são prioritários nas campanhas de vacinação.
Como saber se é gripe comum ou gripe H1N1?
Como os sintomas são quase semelhantes, há uma dificuldade muito grande em diferenciar a gripe comum da gripe H1N1. Por isso, apresentamos os principais sintomas da gripe comum e da gripe H1N1 para que você possa diferenciá-la.
Sintomas da gripe comum
Entre os principais sintomas da gripe comum, tem-se:
- Febre alta
- Dor de cabeça tolerável
- Dor nos músculos
- Calafrios
- Tosse
- Catarro
Sintomas da gripe H1N1
Entre os principais sintomas da gripe H1N1 tem-se:
- Febre alta
- Dor de cabeça intensa
- Dor nos músculos e articulações
- Calafrios
- Tosse
- Falta de apetite
- Vômitos e diarreia (em algumas situações)
- Falta de ar e desconforto respiratório
Além disso, a gripe H1N1 evolui de forma repentina e acelerada, que se não for tratada de imediato, pode causar pneumonia e em situações mais sérias, a morte.
Como é o tratamento da gripe H1N1?
Normalmente, a gripe H1N1, ao ser tratada na sua forma inicial, o médico recomendará: isolamento (por ser altamente contagiosa), repouso, hidratação, alimentação equilibrada, controle dos sintomas, com uso de antitérmicos e analgésicos.
No entanto, em casos mais graves, o médico receitará Tamiflu (fosfato de Oseltamivir) que é um antiviral.
Como fazer a prevenção da gripe H1N1?
Para se prevenir da gripe H1N1, você precisa:
- Evitar contato com pessoas doentes, bem como de objetos utilizados;
- Lavar as mãos com frequência;
- Evite locais fechados com muitas pessoas;
- Tomar a vacina.
O inverno está chegando, e com ele, o vírus da gripe H1N1, por isso, ao apresentar os sintomas indicados neste artigo, procure o médico e faça o tratamento indicado.
Sua saúde faz toda a diferença!!!